Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações Internacionais

Reunião com cônsules da União Europeia reforça vínculo com Curitiba

Prefeito Rafael Greca realiza videoconferência com 16 cônsules da União Européia no Salão Brasil, prefeitura de Curitiba. Ao seu lado assessor para assuntos Internacionais Rodolpho Zannin Feijó - Curitiba, 03/02/2021 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

O fortalecimento dos laços da União Europeia com a cidade de Curitiba foi o tema principal de uma videoconferência que reuniu o prefeito Rafael Greca e cônsules na tarde desta quarta-feira (3/2). O encontro virtual atendeu um pedido da Delegação da União Europeia no Brasil, por meio dos consulados estabelecidos em São Paulo. 

Durante a reunião, o prefeito agradeceu a presença de todos e apresentou imagens dos principais projetos estratégicos da gestão 2021-2024 desenvolvidos em cooperação com a União Europeia, entre eles Bairro Novo da Caximba, Curitiba Mais Energia (Pirâmide Solar), Rosto da Cidade, Curitiba Cidade Inteligente e Agricultura Urbana. 

Citou as parcerias internacionais no desenvolvimento de vários projetos, como o financiamento de cerca de R$ 400 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento no projeto do Bairro Novo da Caximba e a parceria com a Suécia no programa de Agricultura Urbana, onde foram desenvolvidas 100 hortas comunitárias e a primeira Fazenda Urbana do Brasil.

Greca também enalteceu a miscigenação étnica e cultural de Curitiba e a contribuição europeia na história e desenvolvimento da cidade. 

“Curitiba é a terra de todas as gentes, o Brasil que não é só negro, índio, português ou espanhol, mas o Brasil com uma grande variedade de correntes migratórias que formaram o nosso povo singular”, disse Greca.

Após a apresentação do prefeito, a sala de reunião foi aberta para uma conversa entre os participantes. O cônsul-geral da Grécia Stylianos Hourmouziadis reforçou a importância dos dados apresentados por Greca, demonstrando a força inovadora que Curitiba possui. 

Durante a conversa informal, Greca falou sobre cooperações internacionais e mostrou interesse em uma parceria com a Espanha, no sistema de carros compartilhados que a cidade de Madri oferece. A ideia foi muito bem aceita pelo cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Miguél Gomez de Aranda y Villén.

Para o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, que também participou do encontro, Curitiba está desenvolvendo uma parceria estratégica com a União Europeia.

“Por determinação do prefeito Rafael Greca nossa cidade está se aproximando dos países do bloco europeu, que representam 15,4% de todo o comércio mundial”, concluiu. 

Além do Cônsul-Geral da Espanha e do Cônsul-Geral da Grécia participaram: o Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo Thomas Schmitt, o Cônsul-Geral da Áustria em São Paulo Klaus Hofstadler, o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo Matthieu Branders, o Cônsul-Geral da Finlândia em São Paulo Lasse Keisalo, o Cônsul-Geral da França em São Paulo Yves Teyssier d’Orfeuil, Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo Szilárd Teleki, o Cônsul-Geral da Irlanda em São Paulo Eoin Bennis, Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo Vytautas Umbrasas, Cônsul Honorário de Luxemburgo em São Paulo Jan Eichbaum, Cônsul-Geral dos Países Baixos em São Paulo Henriette Bersee, o Cônsul-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina Salvatore Di Venezia, a Vice-Cônsul de Portugal no Paraná Susana Pereira, o Cônsul Honorário do Chipre em São Paulo César Augusto De Aguiar, a Cônsul Honorária de Malta em São Paulo Fiorella Baggio Biasoli, o Cônsul Honorário da Suécia em São Paulo Renato Pacheco Neto, o Cônsul Honorário da Alemanha no Paraná Andreas Hoffhicther, o Cônsul Honorário da Grécia no Paraná, Constantino Comninos, o Cônsul Honorário da Hungria no Paraná, Marco Aurélio Schettino, a Cônsul Honorária de Luxemburgo no Paraná Andrea Vianna e o Cônsul Honorário Países Baixos, Robert De Ruijter.