Pela primeira vez desde o início da pandemia, a reunião mensal do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) com os novos aposentados voltou a receber participantes de forma presencial. O encontro aconteceu no Palácio 29 de Março, na tarde desta quinta-feira (5/5), de forma híbrida, e também foi transmitido pela plataforma Zoom para os que só podiam acompanhar pela internet.
Cerca de 55 servidores participaram do bate-papo para esclarecimento de dúvidas, que durou pouco mais de uma hora.
Além de muitas informações práticas sobre a nova etapa de vida, a reunião também foi marcada por homenagens aos aposentados pelo serviço prestado à cidade. Todos os participantes receberam um certificado de agradecimento pela excelência profissional, e quem participou de maneira virtual vai receber o documento por e-mail.
“Vocês nos fazem ter orgulho de ser Curitiba, aliás, são vocês, servidoras e servidores, que ajudaram a construir não só uma Prefeitura melhor, mas uma cidade melhor”, disse o presidente do IPMC, Ary Gil Merchel Piovesan, que também felicitou os aposentados. “Parabéns pela aposentadoria, comemorem muito, porque vocês merecem”.
Da FAS para o trabalho voluntário
Comemorar a aposentadoria é um dos planos de Salete do Carmo Pelanda, que ingressou na Prefeitura em 2002 e trabalhou por 18 anos na Fundação de Ação Social (FAS). Ela contou que agora pretende dedicar mais tempo à família e prestar serviço voluntário à comunidade.
“Sempre fui apaixonada por fazer serviço social, gosto de ajudar as pessoas, mas por muito tempo não consegui me dedicar a isso como queria. Estou empolgada para o futuro”, ressaltou Salete.
Assim como ela, a professora Vanuza Regina Sarmento também tem expectativas para os próximos anos. “Que o futuro venha com aprendizado e saúde. O caminho trilhado até aqui guarda brilho ao olhar para o passado e também expectativa no futuro”, declara ela, que ingressou no quadro logo que terminou sua formação no magistério e trabalhou na Prefeitura por 28 anos.
As duas aposentadas concordam com o conselho dado pelo diretor da previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, que falou aos participantes sobre a importância de não se acomodar na aposentadoria. Ele recomendou que todos encontrem novos objetivos e desafios para o futuro. “Pode ser um hobby, uma nova graduação, aprender a tocar um instrumento... mas não fiquem parados”, recomendou.
Ao apresentar os temas mais importantes aos servidores agora aposentados, a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, destacou que o site a ser acessado será o do IPMC, e não mais o Portal do Servidor.
Ela salientou que, para isso, é preciso fornecer CPF e a mesma senha utilizada para acessar o Portal do Servidor. Quem não se lembra da senha pode gerar uma nova clicando em “Esqueci a senha”. Nesse caso, um novo código é enviado para o e-mail que o aposentado cadastrou no IPMC.
Atualize seus dados
Entre os dados que os aposentados devem observar e manter sempre atualizado no IPMC está o e-mail, que deve ser um endereço eletrônico pessoal, não mais o corporativo (@curitiba). Se houver alguma dificuldade de acesso, o servidor deve entrar em contato com o Instituto pelo telefone 3350-3660, e solicitar a atualização manual do cadastro.
Manter os dados atualizados é fundamental para receber a notificação de prova de vida, porque é pelo e-mail e celular informados no cadastro que o IPMC entra em contato com o aposentado. Na apresentação, Daniélle também explicou como acessar a portaria – documento que oficializa a aposentadoria –, e como visualizar o contracheque.
Para quem ficou com dúvidas, é possível falar com o Instituto pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br, pelo telefone 3350-3660, ou solicitar atendimento presencial pela agenda online.