Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inauguração nesta quinta

Restaurante Popular tem grafite em homenagem a Ida Hannemann

Prefeito Rafael Greca inaugura painel no Restaurante popular do viaduto do Capanema. O painel é uma criação do artista curitibano Ferge inspirado na obra da artista Ida Hannemann de Campos. Na imagem Rafael Greca com os artistas Ferge e Ida Hannemann de Campos - Curitiba, 17/01/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Nesta quarta-feira (17/1), na véspera de inaugurar o Restaurante Popular do Viaduto do Capanema, o prefeito Rafael Greca foi ao local conhecer o painel pintado pelo artista Ferge Grafitti na parede de 9 metros de comprimento por 2,5 metros de altura, que fica no interior do salão de refeições.

O painel é uma homenagem à artista Ida Hannemann de Campos e o prefeito ficou encantado com a obra. “Eu quis um painel que reproduzisse as gralhas azuis, as pinhas e os pinhões da dona Ida Hannemann de Campos, porque sua obra representa a fartura dos campos de Curitiba, lugar onde nunca falta alimento, onde Deus provê todos os dias o sustento para os pássaros e para os bichinhos da mata da araucária", disse Greca. "O Ferge, que é um excelente grafiteiro, não só reproduziu à perfeição a obra dessa mestra da pintura paranaense, como acresceu a paisagem do Restaurante Popular do Capanema, assim como a paisagem de nossa Estrada de Ferro.”

O prefeito comparou a obra dos dois, lembrando que ela, aos 95 anos e ainda em atividade, vem da escola do norueguês Alfred Andersen – radicado em Curitiba até seu falecimento -, enquanto Ferge, mais moderno, simboliza a sucessão artística que está se multiplicando. “É um piá do Bairro Novo e há quase cem anos de diferença entre eles, mas uma proximidade muito grande na arte e na sensibilidade” – comentou, lembrando que a inspiração do grafiteiro foi o painel de Ida Hannemann de Campos que fica na praça em frente ao Asilo São Vicente de Paula.

Segundo Ferge, o trabalho representa também a chance de expor num ambiente de grande circulação de pessoas. “É uma oportunidade que a Prefeitura abre para gente da periferia mostrar o trabalho na região central”, disse o artista que é morador do Bairro Novo B.

Para compor o painel, com proporção de 9 metros x 2,5 metros foram usadas de 40 a 60 latas de spray e cobertura de verniz e consumidas 12 horas de criação. 

Os artistas aproveitaram a ocasião para presentear o prefeito. Ferge lhe deu uma obra sua e entregou outra a Ida. Esta, por sua vez, entregou um livro de Regina de Barros Correia Casillo no qual sua obra é toda retratada. Greca, em troca, presenteou com o livro que escreveu sobre a cidade, Curitiba Luz dos Pinhais, onde a artista plástica é citada e tem sua obra descrita nas páginas 167 e 168.

O novo restaurante

O novo Restaurante Popular, que integrará a rede administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), terá bilheteria, praça de alimentação, espaço de recebimento e manipulação das refeições, área de higienização de utensílios, banheiros, vestiários e salas de apoio. Na parte externa do local, de frente para a Avenida Affonso Camargo, estará o espaço de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS). No espaço oposto, de quem desce pela Rua Ubaldino do Amaral, estará o posto da Guarda Municipal.

O prefeito Rafael Greca foi recepcionado pelo secretário Luiz Gusi, titular da Smab, que lhe mostrou todas as dependências do novo restaurante, e estará novamente presente no local nesta quinta-feira (18), quando acontecerá a inauguração oficial da nova praça de alimentação da cidade.

“O restaurante reabre, sonho meu e da Margarita, uma das razões de minha candidatura a prefeito, para de novo voltar a ser um espaço humanitário onde já foi um mocó e uma cracolândia”, comentou o prefeito.

Medida compensatória

A obra do Restaurante Popular foi executada pelo consórcio ETM (Estapar, Tucumann Engenharia e J. Malucelli) como medida compensatória socioambiental à construção do estacionamento subterrâneo, na Avenida Affonso Camargo, cujas obras têm início previsto para o mês de março e estimativa de execução de 15 a 18 meses.

O novo estacionamento terá no mínimo 450 vagas com acessos pela Rodoviária e pelo Mercado Municipal.  

Vencedor da licitação feita pela Prefeitura em 2012, o consórcio ETM é responsável pelo empreendimento e também pela modernização e operação do estacionamento de superfície da Rodoviária e do subterrâneo na Praça Rui Barbosa, hoje administrados pela Urbs. 

A concessão de exploração dos três estacionamentos é pelo período de 20 anos. Em contrapartida, o consórcio repassará ao município 10,39% da receita bruta obtida com a exploração do local.

Na ocasião das obras, as intervenções nas faixas de circulação serão feitas por etapas, de forma a garantir a segurança a motoristas e pedestres e que não haja bloqueio de trânsito de veículos e dos ônibus biarticulados das linhas Centenário/Campo Comprido e Pinhais/Rui Barbosa.