Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Patrimônio preservado

Restaurada, Capela da Glória tem missa em latim e cantos gregorianos

Capela Nossa Senhora da Glória revitalizada. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Capela Nossa Senhora da Glória, reaberta em agosto deste ano após ser restaurada pela Prefeitura, está recebendo missas em latim com cantos gregorianos. Nesta quarta-feira (19/12), um grupo que faz parte do Rito Tridentino visitou o prefeito Rafael Greca para agradecer pelo restauro e reabertura da Capela da Glória, que ficou aproximadamente seis anos fechada.

O prefeito elogiou o trabalho que vem sendo realizado na Capela e o Coral de Cantos Gregorianos. “É muito gratificante ver que os jovens estão procurando as missas em latim, acho que isso é uma garantia da eternidade da Igreja”, disse Greca.

Após o restauro e resgate da memória da Capela da Glória, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, diz que a pedido do prefeito Rafael Greca começaram a ser realizadas missas em latim com cantos gregorianos.

“É uma bela parceria para a realização destas missas e para 2019 estamos programando uma agenda muito cheia.  Além dos cantos gregorianos vamos contar com a participação de outros corais”, disse Ana Cristina que também aproveitou a oportunidade para convidar a todos para a Missa do Galo que será celebrada na Capela da Glória na Noite de Natal.

O padre Anderson Bonfin que realiza os ritos aos domingos na Capela da Glória conta que com o passar dos tempos as missas foram traduzidas para o português, conforme Papa São Paulo VI estabeleceu, mas a missa em latim nunca foi abolida e remonta as eras mais antigas.

“Com a restauração física da Capela também pudemos trazer aquilo que era a Missa rezada na Capela na época da sua construção. Conservá-lo e conhecê-lo é uma questão de identidade”, explicou o padre. 

Volnei Lopes da Silva faz parte do grupo que frequenta os Ritos Tridentinos, na Capela da Glória, e conta que o grupo reúne cerca de 500 pessoas em Curitiba. “A nossa visita ao prefeito não é apenas pelo fato dele ter liderado a reforma da capela, mas também agradecer o apoio que ele tem nos dado, ampliando o nosso espaço na arquidiocese”, disse Silva.

Patrimônio preservado

A edificação de 182 metros quadrados integra o patrimônio histórico de Curitiba e recebeu o investimento de R$ 1,27 milhão para a obra, que contemplou além da capela, passeios e jardins e passou a atender a legislação de acessibilidade. Agora a capela tem rampas de acesso e elevador junto ao portão principal.

A capela foi doada pela família Leão para a Mitra em 2000. A restauração só foi possível porque a Prefeitura de Curitiba utilizou a Lei Municipal do Potencial Construtivo, transferindo para a Mitra o valor da venda de cotas do potencial arrecadadas especificamente para este restauro.

A capela

Dedicada à Nossa Senhora da Glória, a capela foi construída em 1856 em estilo neoclássico pelo arquiteto italiano Antônio Dallegravee e foi a partir desta capela que originou o nome do bairro Alto da Glória. O destaque é a imagem de Nossa Senhora da Glória que veio da Europa para Curitiba na virada do século 19 para o 20. 

Entre 1960 a 1969, a capela foi cenário das primeiras novenas do Perpétuo Socorro, que originaram o atual santuário. Em 1980, o município considerou o local como uma Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba, pelo então engenheiro urbanista do Ippuc, Rafael Greca, atual prefeito da cidade.


Serviço

Capela Nossa Senhora da Glória
Avenida João Gualberto, 565
Alto da Glória

Missa do Galo*
Data: 24 de dezembro
Horário: 19h

* Será celebrada em latim com cantos gregorianos.

Missa aos domingos
Horário: 9h30