Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inter 2

Requalificadas pela Prefeitura de Curitiba, ruas têm aprovação de moradores e comerciantes no Mercês

Obras do Inter 2 concluídas no bairro Mercês. Na imagem, Rivilino Airton Sokalski. Curitiba, 30/07/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Mesmo em meio a uma série de obras que ainda causam bloqueios e desvios no bairro Mercês, algumas vias ajudam a antecipar como será a nova realidade da região, a partir das intervenções do Novo Inter 2. As ruas Dr. Carlos de Paula Soares, Capitão Joseph Pereira Quevedo e Professor Lycio Grein de Castro Veloso já foram requalificadas e agora oferecem aos moradores, comerciantes e a quem circula pelo local calçadas amplas e acessíveis, novo sistema de drenagem para preparar a cidade às mudanças climáticas, pavimentação de qualidade e sinalização.

As ruas integram o Lote 5 (Pacote 2) do projeto que está em andamento em diferentes regiões da cidade para preparar Curitiba para a entrada de novos ônibus elétricos no transporte público, com a melhoria da infraestrutura viária e desenvolvimento dos bairros.

As mudanças já são sentidas por quem vive ou está de passagem pelo local. Os relatos são de que o conjunto das melhorias aumentou o sentimento de segurança, valorizou imóveis e ampliou a funcionalidade das ruas.

Rua Lycio Grein de Castro

Na Rua Lycio Grein de Castro, por exemplo, as melhorias realizadas ao longo de 240 metros entre as ruas Jacarezinho e Marcelino Champagnat deram uma nova configuração à via agora pavimentada em concreto – que garante maior durabilidade e exige menos manutenção, podendo durar até 20 anos com mínima intervenção. Também foram feitas calçadas amplas, antiderrapantes e com acessibilidade, além do novo sistema de drenagem para prevenir alagamentos que eram constantes no local.

Mário César de Oliviera, morador da Rua Lycio Grein de Castro há mais de quatro décadas, comemora as mudanças. “A transformação foi muito grande. A gente tinha muita dificuldade, tinha enchente, mas com essa reforma tudo foi solucionado”, afirmou.

A via dá acesso à Torre Panorâmica, um dos cartões postais da cidade e, na opinião do morador, as obras serviram para valorizar ainda mais o local que é bastante visitado. “Valorizou o imóvel porque tem pavimento novo, as placas novas, sinalização nova. A segurança, inclusive, porque está mais largo. Eu aprovei”, completou Oliviera.

Para ele, os transtornos durante a obra – que exigiram bloqueio e a presença constante de maquinários - foram compensados pelo bom resultado. “A gente sabe que é assim durante o processo e quando chega o final realmente vale a pena. O empreendimento fica muito bom, inclusive pela valorização que tem no bairro, o ambiente fica melhor, tudo fica melhor, contou Mário César de Oliviera que, além de morador, tem uma empresa no local.

No preview available
No preview available

Mário César de Oliviera, morador da Rua Lycio Grein de Castro.

Rua Capitão Joseph Pereira Quevedo

Na Rua Capitão Joseph Pereira Quevedo, as melhorias concluídas nos 120 metros entre as ruas Fernando Simas e a Manoel Ribas também foram aprovadas. Kevin Neves, gerente do The Best Açaí, destacou a importância da padronização nas calçadas e da reorganização do trânsito a partir das melhorias que transformaram a rua em mão única, com vagas de estacionamento e nova sinalização dando fim aos conflitos viários que eram frequentes.

“A nossa região tem bastante pessoas da melhor idade, então ter nivelado as calçadas ajudou a evitar acidente. Ter padronizado somente um sentido, ficou melhor, evitou acidentes. E ter colocado as linhas corretamente para fazer o estacionamento também ficou muito melhor”, disse Neves.

No preview available
No preview available

Kevin Neves, gerente do The Best Açaí.

A mesma percepção é compartilhada por Rivilino Airton Sokalsi, porteiro de um centro comercial na via. Segundo ele, as obras deixaram a rua mais bonita, mas principalmente serviram para melhorar o acesso e a circulação. “Isso aqui era um tumulto só. Agora está mais acessível, mais seguro e mais bonito. Todo mundo comenta isso”, relatou Sokalsi.

Rua Dr. Carlos de Paula Soares

Já na Rua Dr. Carlos de Paula Soares, as intervenções se concentraram em 80 metros entre as ruas Alcides Munhoz e Fernando Simas, ponto estratégico que faz ligação com outras vias do bairro. Ali, o novo sistema de drenagem foi dimensionado para comportar o aumento do volume de chuvas na cidade, evitando alagamentos. As calçadas foram reconstruídas com piso tátil e rampas de acessibilidade e o trecho ganhou asfalto novo e sinalização viária.

Embora já aparentes, os benefícios totais das intervenções ficarão completos após a finalização das obras na Rua Fernando Simas, que estão em andamento, e da requalificação da Alcides Munhoz. Com a finalização de todos os serviços haverá alteração no sentido de algumas vias da região.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas com acompanhamento técnico da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), organismo da Prefeitura responsável pela gestão de projetos estruturantes com financiamento de bancos internacionais — como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro no Novo Inter 2.

“As primeiras entregas do Lote 5 do Novo Inter 2 já mostram como esse projeto está promovendo uma requalificação profunda na infraestrutura viária do bairro Mercês, com mais acessibilidade, segurança e preparo para o novo modelo de transporte que Curitiba está implantando, mas também melhorando os outros modais, incentivando deslocamentos de pedestres e ampliando a segurança de motoristas”, afirma a engenheira Manuela Marqueño, diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Lote 5

Outras frentes de obras do Lote 5 também seguem em andamento na região. Equipes trabalham nos arredores da Praça Frei Ricardo, com serviços de drenagem e fresagem com recomposição do asfalto, e nas Rua Júlia Wanderley, Fernando Simas, Professora Rosa Saporski, Paulo Martins, Marcelino Champagnat, Travessa Armando Mann, Avenida Manoel Ribas e Alameda Presidente Taunay.

Na região das Mercês, o projeto vai requalificar 4,3 quilômetros de vias, com calçadas novas, macrodrenagem e pavimentação em concreto (pavimento rígido). O investimento é de R$ 49,5 milhões, preparando as vias para receber os ônibus elétricos do Novo Inter 2.

As obras do Inter 2 são parte do programa de evolução da Rede Integrada de Transporte de Curitiba e também estão em andamento em outras vias do bairro. O objetivo é preparar a cidade para a entrada de novos ônibus elétricos no transporte público, com a melhoria da infraestrutura viária e o desenvolvimento dos bairros.

HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget