Um passeio que cerca equipamentos públicos no Pinheirinho está recebendo uma obra de requalificação muito esperada pela população. A calçada compreende a Unidade Básica de Saúde Maria Angélica, a Praça Reverendo Oswaldo Soeiro Emrich, uma capela mortuária e uma associação de moradores.
Pedro Luiz Cassiano, morador do Pinheirinho, utiliza uma cadeira de rodas motorizada para se locomover no bairro e relata que o tempo e o esforço para chegar na UBS foram reduzidos significativamente.
“Para chegar na UBS eu tinha que dar várias voltas, porque a calçada tinha buracos em que a roda da cadeira travava, já precisei até de ajuda para sair. Mas agora eu entro direto na calçada, ficou muito melhor pra mim”, contou Pedro.
A UBS Maria Angélica tem uma média mensal de 13 mil atendimentos, e Pedro não era o único que tinha o acesso dificultado pelo antigo estado da calçada, outras pessoas com deficiências físicas, idosos e mães e pais com carrinhos de bebê também eram afetados, como conta a autoridade sanitária local da Unidade de Saúde, Daiane Sanches Ramalho de Oliveira.
“A gente ouvia muitas reclamações de pacientes,então ficamos muito satisfeitos com a realização da obra. A gente tem alguns cadeirantes que utilizam o acesso, e ele era meio quebrado, também ficou muito melhor para as mãezinhas que vêm com carinhos e os idosos”, disse Daiane.
Os pedidos pela requalificação da calçada chegavam pela equipe da UBS, pelo 156, e pela comunidade que utiliza os outros equipamentos, como a praça, que possui uma academia ao ar livre e uma quadra de futebol. Também vieram pelas lideranças da associação de moradores Amigos e Vizinhança da Vila Acordes, localizada em um terreno concedido pela prefeitura, e que conta com cerca de 100 frequentadores e uma horta comunitária da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.