“O conhecimento vai fazer diferença quando o servidor for se aposentar. Ele também será importante para os nossos entes queridos, se alguém da família passar a ser pensionista devido à morte do servidor.” O alerta foi feito pela diretora de Previdência da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba), Jocelaine Moraes de Souza, que apresentou, na sexta-feira (18/11), a previdência complementar a servidores da Regional Cajuru, no auditório da Administração Regional.
O tema da previdência foi o assunto central do bate-papo que reuniu também o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), responsável pelo regime próprio de previdência dos servidores municipais. O Instituto tem desenvolvido diversas ações de educação previdenciária, para levar conhecimento aos servidores da ativa.
Em parceria, IPMC e CuritibaPrev – Aprev do Servidor têm percorrido as regionais e as diversas secretarias interessadas para falar do tema aos servidores. A próxima regional a ter a atividade será Santa Felicidade, dia 23 de novembro.
Salário x aposentadoria
A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, falou ao grupo da Regional Cajuru sobre a regra geral para a aposentadoria. Ela levou exemplos de valores de salário e aposentadoria, para demonstrar que, ao se aposentar, o servidor recebe menos do que quando estava na ativa. Servidores que ingressaram a partir de janeiro de 2004 não se aposentam com o valor da última remuneração.
Daniélle esclareceu que os simuladores disponíveis no Portal do Servidor são úteis para os servidores que quiserem saber quando poderão se aposentar. Para utilizá-los, é preciso fazer login, informando CPF e senha.
O “Simulador de Aposentadoria – Direito Adquirido” faz a simulação para os que poderiam ter se aposentado até 31/12/2021, de acordo com as regras antigas, informando a data e o valor da aposentadoria. O “Simulador de Aposentadoria – Novas Regras” permite a consulta da data provável da aposentadoria (regra geral e transição), de acordo com a Lei Complementar 133/2021.
Sass informou que em breve o simulador das novas regras terá a possibilidade de apresentar o valor aproximado da aposentadoria. Ela também destacou as mudanças da legislação para o cálculo das pensões e convidou os servidores para as reuniões mensais online de educação previdenciária do IPMC. A próxima será dia 7 de dezembro e o tema será pensão por morte.
Regime próprio x complementar
Desde 2017, Curitiba tem um sistema híbrido de previdência. A partir de 2019, com a Reforma da Previdência válida para todo o país, a Constituição estabeleceu a obrigatoriedade da oferta da previdência complementar. Depois de 2019, os servidores novos na Prefeitura passaram a ser nomeados com ingresso automático na CuritibaPrev.
Diferente do regime próprio de previdência (IPMC), que é obrigatório, a previdência complementar é facultativa. Outra diferença está no regime de caixa. Enquanto no IPMC o que se arrecada é destinado aos que se aposentam, na complementar vale o regime de capitalização e o dinheiro acumulado ao longo do tempo, incluindo o que for depositado pelo patrocinador (Município de Curitiba), pertence ao participante.
“É o teu dinheiro rendendo ao longo do tempo que ajuda a construir esta segunda aposentadoria. E para ter uma situação melhor no futuro, é preciso ter disciplina”, observa Jocelaine.
O administrador Regional do Cajuru, Narciso Doro Júnior, considera que esse tipo de debate sobre previdência é importante para o servidor. “Esta foi a primeira vez que abrimos este espaço e foi muito positivo. As pessoas não pensam quando deveriam e depois se surpreendem na hora da aposentadoria. Queremos repetir essa reunião no ano que vem com mais servidores para que todos possam esclarecer suas dúvidas”, disse ele.