Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O combate às enchentes em Curitiba teve uma etapa importante realizada na Regional Portão em 2025, com os trabalhos de implantação da Bacia do Rio Mossunguê.
Além dessa intervenção, a região formada pelos bairros Água Verde, parte do Campo Comprido, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel e onde vivem 203 mil moradores, recebeu a nova sede conjunta do Cras e do Liceu de Ofícios, obras paliativas nas rotas do Novo Inter 2, asfalto nos bairros, calçadas e plantio de árvores na Avenida João Bettega.
Bacia do Rio Mossunguê
Em agosto, a Prefeitura implantou na Rua Eduardo Sprada, uma das principais artérias do bairro Campo Comprido, uma galeria celular de grande porte, com 43 metros de extensão.
A obra integra as ações que a Prefeitura está fazendo na região da bacia do Rio Mossunguê para minimizar os impactos das chuvas e prevê ainda a implantação de um parque.
Cras e Liceu de Ofícios
O Cras e Liceu de Oficios passaram a funcionar em único endereço, na Rua Professor Fábio de Souza esquina com Ulisses Vieira, em um imóvel reformado para ofertar serviços socioassistenciais e cursos de capacitação profissional para a população em vulnerabilidade.
Asfalto novo
A manutenção da malha viária da região também mereceu atenção da Prefeitura em 2025. Foram requalificados 29,1 km de vias em 30 ações.
Em novembro, a Prefeitura requalificou 1,45 km das ruas Engenheiro Niepce da Silva e Arion Niepce da Silva, ligação entre bairros Portão e Guaíra.
No Parolin, a Rua Piauí teve o pavimento recuperado em 2 km, entre as ruas Rio de Janeiro e Toni Buso; assim como a Rua Pernambuco, em 1,3 km. Hpuve ainda implantação da pavimentação definitiva em trechos de saibro das ruas Jeremias Maciel Perretto (250m), Natálio Scuissiato (230m) e Castro Steffano (61m).
Novo Inter 2
A Prefeitura fez obras paliativas em ruas que integram o Lote 1 do Novo Inter 2 para restabelecer o fluxo de veículos. As intervenções aconteceram na Hugo Kinzelmann, Major Heitor Guimarães, Professora Doracy Cezzarino, Padre Leonardo Nunes, Álvaro Vardânega, Arion Niepce da Silva, Engenheiro Niepce da Silva, Tamoios, Bocaiúva, Vital Brasil e na Avenida Arthur Bernardes.
Calçadas na Vila dos Cegos
A Prefeitura recuperou as calçadas da Vila dos Cegos, região do bairro Santa Quitéria habitada por 22 famílias de deficientes visuais. Foram implantados 700 metros de calçadas acessíveis e planas nas ruas Divina Providência, Eleusina Plaisant e João Scuissiato, facilitando o acesso à escola municipal, à unidade de saúde e a dois pontos de ônibus, localizados nas ruas Major França Gomes e na Reinaldo Pazzelo.
Para o aposentado Dorival Aparecido Silva, deficiente visual, as novas calçadas melhoraram a vida da comunidade.
“Antes, eu caminhava na rua e batia com a bengala no meio-fio para me orientar e ter uma referência para chegar ao supermercado, à unidade de saúde. Agora, com a pista tátil, melhorou bastante, podemos caminhar com segurança e sem obstáculos”, contou Silva.
Com objetivo de melhorar a mobilidade do pedestre, a Prefeitura também recuperou as calçadas da Carlos Klemtz, no Fazendinha.
Corredor verde
A Rua João Bettega, principal ligação entre Portão e CIC, recebeu o plantio de 250 jacarandás no canteiro, na altura da esquina com a Avenida das Indústrias, no Portão. A intervenção complementa o trabalho de arborização na via, que já tinha sido contemplada com 550 mudas das espécies extremosa e ipê-amarelo, nas laterais e nos canteiros das calçadas.
Casa Klemtz
A Casa Klemtz, construção de estilo neoclássico erguida em 1896 para o casal de imigrantes alemães Franz Klemtz e Bertha Ristow, ganhou iluminação cênica em LED. A iniciativa valoriza ainda mais a arquitetura neoclássica do imóvel e reforça o compromisso do município com a preservação da memória da cidade.
Ampliação de escola
A Escola Municipal Zélia Milléo Pavão, no bairro Seminário, está sendo ampliada. Inaugurada em maio de 2024, a unidade – que é integral - vai ganhar novas salas de aula para aumentar a capacidade de atendimento dos 210 estudantes para 500 na Educação Infantil e Ensino Fundamental nos próximos 3 anos.
Travessia inteligente
A Rua Petit Carneiro, no Água Verde, recebeu sistema inteligente de travessia de pedestres. Com sensores ópticos e energia solar, a faixa sinaliza aos motoristas quando alguém vai atravessar, com luzes fortes e até laser no chão, para aumentar a visibilidade.
Escola ABC Trânsito
O Circuito Vivencial da escola ABC Trânsito, uma minicidade dedicada às atividades de educação no trânsito para crianças de escolas públicas e particulares, foi reinaugurado após revitalização. A minicidade reproduz o dia a dia do trânsito de Curitiba, uma estrutura com faixas de pedestres, semáforos, placas, vias sinalizadas e com tráfego de carros elétricos, ônibus biarticulado, trem, bicicletas e até uma mini estação-tubo.
Recreação e caminhadas
Para a prática de esportes e lazer das famílias, a Prefeitura fez a reformulação do Centro Esportivo Arnaldo Faivro Busato, da Avenida Presidente Wenceslau Braz. O local recebeu recuperação das calçadas em piso CBQU proporcionando o uso compartilhado com bicicletas, adequações na pista de caminhada, implantação de um parquinho completo para as crianças, com vários brinquedos novos e instalação de quadras de vôlei e futebol e uma pista de skate.