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Zelo pela malha viária

Regional Matriz ganha 106 km de pavimentação, mais segurança, mobilidade e potencializa a vida comercial

Rua Visconde do Rio Branco, ganha pavimento novo, mais segurança e mobilidade. Curitiba, 30/11/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Mais de 100 km (106 km ou 106.289 metros) de asfalto foram pavimentados na área de abrangência da Regional Matriz, dentro do amplo programa municipal Asfalto Novo, desde o começo da atual gestão municipal.

Foram 176 ações concluídas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e permanecem, neste momento, em processo de conclusão outras duas operações, com mais 1,7 km de pavimento em plena execução. “São obras nas regionais e por toda cidade, fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover o desenvolvimento pleno dos bairros e a integração viária da cidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Região abrangente

As obras atendem, sem exceção, todos os 18 bairros da Regional Matriz e uma população formada por quase 210 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE 2020.

Neste diversificado esquadro habitacional, formado por importantes prédios residenciais, condomínios empresariais, belos parques, praças comunitárias e centros comerciais de Curitiba, dentro da Regional Matriz, receberam melhorias importantes ruas e avenidas dos bairros Ahu, Bom Retiro, Hugo Lange, Prado Velho, Alto da Glória, Cabral, Jardim Botânico, Rebouças, Alto da XV, Centro, Jardim Social, São Francisco, Batel, Centro Cívico, Juvevê, Bigorrilho, Cristo Rei e Mercês.

1.000 KM na cidade

Todas as ações integram o programa Asfalto Novo que alcançou, neste mês, a marca histórica de 1.000 km de pavimentos em 75 bairros de Curitiba. As ações compreendem importantes obras de pavimentação, reciclagem, fresa e recapeamento, implantação de calçadas, iluminação, recuperação completa da malha asfáltica, inserção de faixas de pedestres, ciclovias, grades de proteção em corredores de trânsito e manutenção de galerias.

“Todas essas ações fazem parte do planejamento inteligente da cidade, sob a coordenação da Smop. Com toda certeza, este conjunto de obras melhorou o trânsito, a circulação pelo comércio, a segurança das pessoas e, sem dúvida alguma, a qualidade de vida dos curitibanos e, especialmente, dos trabalhadores e moradores desta área tão importante para o desenvolvimento e o progresso da cidade”, disse a administradora regional, Rafaela Lupion. 

Mais de 2.000 ações

Durante a gestão, desde 2017, foram realizadas 2.049 ações de pavimentação em 1.724 ruas, a partir do programa Asfalto Novo. Nesse mesmo prospecto, há um detalhe importante: algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

Até o momento, a extensão total de Asfalto Novo é de 1.001.805 metros. Ou seja, mais de 1.000 km de ruas pavimentadas na cidade. Somente na Regional Matriz, as obras de pavimentação representam 10,68% da relação total de ações concluídas pelo programa Asfalto Novo, ao longo da atual gestão.

Bairros integrados

As melhorias significam muito para os moradores, comerciantes e empresários dos bairros dessa área da cidade. Regina Sikorski, dirigente do Conselho Comunitário de Segurança - Conseg dos bairros Mercês e Vista Alegre, destaca a integração dos bairros com a expansão e recuperação da malha asfáltica na cidade e, em especial, na Regional Matriz.

“As obras de pavimento e melhoria das ruas e avenidas qualificou o acesso aos principais parques e bosques de Curitiba, além de promover a interação com inúmeros bairros. No caso do bairro Mercês (bairro na área da Regional Matriz), está cada dia mais exuberante, atraindo mais investimentos, empregos, com uma excelente mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida aos moradores e comerciantes”, disse.

Ainda sobre o desenvolvimento específico do bairro (Mercês), Regina reforçou a importância do programa Asfalto Novo para garantir avanços importantes à população local.

“A isto se deve as dezenas de ruas principais e secundárias que, desde 2017, recebem asfalto novo, como Avenida Manoel Ribas, Avenida Padre Agostinho, Tenente João Gomes da Silva (Rua), Visconde do Rio Branco (Avenida), Alcides Munhoz (Rua), Raquel Prado (Rua), Cândido Hartmann (Avenida), Paulo Graezer Sobrinho (Rua) e tantas outras”, completou.

Perspectiva influente

As empresárias Camila Reis dos Santos e Edi Tempski compactuam desta mesma perspectiva positiva para a região, moradores e comerciantes quanto às obras executadas do programa Asfalto Novo.

Com uma loja de roupas no começo da Avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês, ainda na parte de abrangência da Regional Matriz, Camila dos Reis Santos reforça com entusiasmo a influência positiva para toda a região e não apenas ao bairro.

“As obras são ótimas, beneficiam toda a região e toda a cidade também porque ajudam também na iluminação, na segurança da população, resolvem problemas de alagamentos em alguns pontos específicos, além de melhorar o aspecto visual dos bairros”, destacou.

Avenida requalificada

A intervenção da Prefeitura de Curitiba na Avenida Manoel Ribas foi ampla e completa desde o começo da via, ainda na Regional Matriz. As ações percorreram toda a extensão da Manoel Ribas até mesmo a extensão da Regional Santa Felicidade, por 3,2 km de asfalto novo e cerca de 7 km de pavimento em toda a obra.

Completamente requalificada, a avenida beneficiou moradores, empresários, turistas e o trânsito para 23 mil veículos em circulação diária pela região.

Ao longo da avenida, foram feitas obras de pavimento em asfalto, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes, ciclovia, além de obras de drenagem e paisagismo, plantio de espécies nativas de árvores, nova iluminação e sinalização. A obra também resolveu conflitos no trânsito e desatou alguns nós viários identificados.

Benefícios diretos

Outra rua importante recuperada pelo programa Asfalto Novo foi a Visconde do Rio Branco. A Smop recuperou completamente a rua desde o Centro até o bairro Mercês, no encontro com a Avenida Manoel Ribas.

Foram 700 metros de asfalto recuperado, com obras de fresa e recape de pavimento, no trecho entre a Emiliano Perneta e a Alameda Augusto Stellfed. As ações melhoraram o trânsito, a circulação de pedestres, o interesse de consumidores pelas lojas e diretamente o comércio.

Edi Tempski é dona do estacionamento e lavacar ET, localizado às margens da Visconde do Rio Branco. Para a empresária, a recuperação da via e de ruas próximas trouxe benefícios diretos à comunidade.

“Melhorou muito (recuperação da rua Visconde do Rio Branco) mesmo porque todas as ruas ao redor aqui foram feitas, como a (Avenida) Padre Agostinho, a (Avenida) Martim Afonso, a própria (Avenida) Manoel Ribas mais lá pra cima, a Prudente de Moraes (Rua). No caso da Visconde do Rio Branco, enfatizo que esta importante via pública foi muito mais valorizada com asfalto de boa qualidade e com isso, houve aumento da circulação de veículos, motos e pedestres. Consequentemente, são atraídos mais investimentos imobiliários e comerciais nas Mercês”, destacou ainda a empresária Edi Tempski.

O estacionamento de Edi atende, em média, 15 veículos em uma área coberta, fora o espaço descoberto do terreno, desde 1998.