Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 325 anos

Regional Cajuru comemora com as Quatro Estações de Curitiba

Prefeito Rafael Greca, comemora o aniversário de Curitiba na Rua da Cidadania do Cajuru. Curitiba, 27/03/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A versão curitibana das Quatro Estações de Vivaldi animou a festa de aniversário de Curitiba na Regional Cajuru nesta terça-feira (27/3). A paródia, de autoria de Milton Karam, do Coral Brasileirinho, foi cantada pelas 130 crianças da Escola Municipal Enéas Marques dos Santos e pelo prefeito Rafael Greca, que foi à comemoração na Rua da Cidadania.

A música de nome O que Vivaldi tem a Ver com Curitiba brinca com o nome do clássico, fazendo uma relação com clima da cidade. “São quatro estações, mas todas no mesmo dia!”, cantaram todos. Os alunos também encenaram uma apresentação ao som da música Gralha Azul, de Inami Custódio Pinto.

Greca contou às crianças um pouco da história da cidade, que completa 325 anos nesta quinta-feira (29/3). “Essa é a décima festa, fizemos em todas as regionais e hoje estamos fazendo aqui no Cajuru”, falou ele.

Atentas, as crianças viram o prefeito explicar as origens do bairro que dá nome à regional. “Cajuru, na língua dos índios, quer dizer boca do mato”, contou ele. “Era o começo da estrada para o mar, o fim da cidade. Agora, o Cajuru é Curitiba.”

A festividade também teve a apresentação dos representantes do programa Embaixadores do Futuro, que promove a integração de alunos da rede municipal com os organismos consulares. Bruno Betiatto e Talita da Silva, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, e João Vitor Vieira e Jéssica Taís Santos de Souza, da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, leram a carta A Curitiba, que enaltece a cidadania. “Que possamos cada vez mais aproveitar nossa cidade, cuidando e amando nossos patrimônios culturais”, dizia a mensagem.

Os participantes também assistiram à apresentação da Ciranda Étnica, em que dançarinos com trajes típicos representam as etnias formadoras de Curitiba. Uma a uma, Greca apresentou as etnias para os pequenos. “Curitiba é a nossa casa e nós temos que gostar da nossa casa”, brincou.

Três representantes da Guarda Mirim hastearam as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba e todos cantaram o hino nacional e municipal. A festa também teve a particpação de 28 crianças do CMEI Ruth Cardoso.

Espírito Cívico

O mecânico Carlos Murta mora no Cajuru e ressaltou a importância da festividade para despertar nas crianças o interesse pela cidade. “Existe uma história que, se não for lembrada, será esquecida”, e completou: “Curitiba tem uma história linda.”

Murta aproveitou para dar um abraço no prefeito e tirar uma selfie. “Greca é um ótimo administrador”, comentou ele.

As brincadeiras do prefeito com as crianças também alegraram a aposentada Aparecida Cerino Gomes, que mora próximo da Rua da Cidadania. “A festa foi maravilhosa e, se Deus quiser, ano que vem estou de volta”, disse.

O contato com o prefeito é sempre um momento importante, segundo administrador da Regional Cajuru, Márcio José Nunes. “Ter o prefeito dentro das regionais é importante porque desperta o espírito cívico da população”, salientou.

Novidade

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba, Mário Chiguemito Yamasaki, entregou ao prefeito a nova edição do jornal da entidade. Após um hiato de três anos, a publicação O Mercado está de volta. “Serve para alavancar os negócios fora do Mercado Municipal”, explicou o dirigente.

A festa teve a presença do secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Serginho do Posto, e do vereador Beto Moraes.


O que Vivaldi Tem a Ver com Curitiba

De Milton Karam e alunos da Escola Trilhas

 

Eu vou te contar agora um pouco daquela história

A história  que Vivaldi já te contou, Vivaldi já te contou

O clima dessa história, está pelo mundo afora

De fato: em todas as regiões, são quatro as estações

 

Primeira estação

No outono cai de tudo, cai folha, cai pinhão

Tem vento forte que parece até tufão

Ou tô no quente, ou tô no frio

Suo bastante e também sinto arrepio

 

Segunda estação

No inverno cai de vez essa tal temperatura

De tanto frio bate bate a dentadura

O dia é cinza, cadê o sol

Fico ranzinza... luva, gorro e cachecol

 

Terceira estação

A primavera chega e dá vontade de pintar

Os passarinhos cantam pra comemorar

É tanta flor... que coisa bela

O meu jardim ficou assim uma aquarela

 

Quarta estação

No verão muita viagem, muito suco e pouca roupa

O sol é forte, não dá trégua, não dá sopa

Dezembro a março e um calorão

Mas em Curitiba às vezes sim, às vezes não

 

Quinta estação

Quinta estação???

Curiosidades locais

 

Nela pego o ligeirinho, que é como um avião

Vou rapidinho do Cabral até o Portão

Por ela desço por ela subo

Tem estação em Curitiba que é um tubo

 

Fechando essa história, eu vou revelar agora

Um fato que Vivaldi jamais contou, pois aqui nunca morou

Vivemos com alegria, rinite e pneumonia

Pudera, são quatro estações... mas todas no mesmo dia! Atchim!