Em 2021, a Prefeitura levou uma série de benfeitorias para a Regional Boqueirão. Formada pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim, a região tem 208.287 habitantes, segundo estimativa (IBGE/IPPUC 2020), e recebeu várias intervenções importantes. Além disso, será beneficiada em breve com um projeto de mobilidade estratégico.
Nos próximos meses, será dado um salto na mobilidade com o projeto do Novo Inter 2, que prevê a implantação de ônibus elétrico e uma série de intervenções e melhorias em terminais e ruas da regional, dando mais qualidade de vida para as pessoas.
E por falar em sustentabilidade, a região ganhou um novo impulso à vida saudável. A Prefeitura ampliou a horta comunitária da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, abrindo espaço para produção de alimentos saudáveis e gratuitos para a comunidade.
No Córrego Jardim Esmeralda, a Prefeitura fez uma obra importante para prevenção de enchentes: uma bacia de contenção do Ribeirão dos Padilhas, evitando que a água da chuva invada as casas.
E quando o assunto é esporte e lazer, um dos maiores investimentos na região foi a construção de uma pista de skate na Praça Menonitas, no Boqueirão, uma das maiores do Brasil.
Asfalto novo
Em 2021, as ruas da regional foram beneficiadas com 6,3 km de asfalto, o que representou 24 ações de reciclagem do pavimento já existente, assim como obras de requalificação, através do programa Asfalto no Saibro, que livram os moradores da poeira, lama e buracos, proporcionando mais qualidade de vida.
Somando todas as intervenções na malha urbana na gestão Rafael Greca, a Regional Boqueirão recebeu 48,4 km de asfalto novo, perfazendo 98 ações.
“O asfaltamento da Rua Irmã Clarice Biazus representa o crescimento e a visibilidade do nosso lugar”, avalia o pastor Josué Gonçalves da Costa, do Xaxim, que comemorou a chegada do benefício.
Zeladoria urbana
Os bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim receberam manutenção constante das equipes de Zeladoria Urbana, deixando o espaço urbano em melhores condições de uso, trazendo mais qualidade de vida e segurança à população.
- Drenagem: 39.492 metros
- Roçadas: 1.452.356 metros quadrados
- Tapa-buracos: 432.376 metros
*Período de janeiro a novembro de 2021.
Ônibus elétricos
O novo Inter 2, que tem recursos estimados em US$ 133,4 milhões, vai beneficiar diretamente os moradores da Regional Boqueirão. O projeto prevê a implantação de ônibus elétricos no transporte coletivo e programa uma série de intervenções na região.
As ações passam pela reconstrução do Terminal Hauer; implantação das estações Xaxim e Salgado Filho; reestruturação de 24 km de vias e calçadas, e ampliação do viaduto da Rua Francisco Derosso.
As obras incluem ainda a construção do viaduto na Rua José Gomes de Abreu sobre a Linha Verde e de uma ponte sobre o Rio Belém, na continuação da Rua Alcino Guanabara, possibilitando um futuro binário com a Rua José Rietmeyer. Outro binário previsto é o da Rua das Carmelitas com Carlos de Laet.
Ampliação da Horta Vila Pantanal
As famílias do Alto Boqueirão ganharam um reforço importante na obtenção de alimentos sem agrotóxicos. A Prefeitura ampliou a Horta Comunitária da Vila Pantanal, que a agora passou a contar com 5,5 mil quadrados de área.
Os canteiros são cultivados por 80 agricultores urbanos, que produzem tomates, morangos, alecrim, cebolinhas, alfaces, salsinhas, rúculas, couve flor, rúculas, pepinos e beterrabas. O local também conta com uma área de convívio social, com parquinho e cancha de bocha.
Cultivada por 21 famílias do Boqueirão, a Horta Visitação tem 28 canteiros de hortaliças, fitoterápicos e jardins de mel.
Rua da Cidadania de cara nova
Para continuar prestando serviço público de qualidade, a Rua da Cidadania do Boqueirão, a mais antiga de Curitiba, passou por reforma de toda a sua estrutura. Com 26 anos de funcionamento, o equipamento teve a estrutura metálica recuperada e também foi feita substituição das placas do piso. A quadra poliesportiva foi pintada e ganhou novas tabelas de basquete e a quadra de cimento foi recoberta com revestimento de grama sintética. As benfeitorias incluem também uma nova arquibancada.
Reforma da US Moradias Belém
Responsável pelo atendimento de aproximadamente 15 mil moradores do bairro Boqueirão, a Unidade de Saúde Moradias Belém foi reformada e reaberta em 2021. As benfeitorias vão desde pintura nova por dentro e por fora, conserto da calçada externa e do piso de um dos consultórios até substituição do portão de acesso de veículos e novas instalações para o compressor de ar.
Com o aumento da cobertura vacinal e redução dos casos de covid-19, a UPA Boqueirão deixou de funcionar como retaguarda para pacientes com a doença e retomou o atendimento exclusivo de urgências e emergências. A partir de então, para tornar o atendimento mais eficiente, passou a usar o sistema "fast track". Com a UPA Pinheirinho, é a segunda unidade de urgência e emergência a adotar o protocolo de atendimento.
Consultas médicas
De janeiro a novembro, a distrito sanitário do Boqueirão realizou 179.988 consultas médicas, 87.285 de enfermagem e 33.525 procedimentos odontológicos, além de 571.973 procedimentos médicos e de enfermagem. No bairro Boqueirão, a remoção de 42,8 toneladas de lixo foi decisiva para as ações do programa Curitiba Sem Mosquito.
Contra enchentes
No Córrego Jardim Esmeralda, no Xaxim, foi construída uma das quatro bacias de contenção do Ribeirão dos Padilhas. As estruturas funcionam como reservatórios para reter a água e proporcionam maior controle da capacidade de vazão, diminuindo o potencial destrutivo do rio em períodos chuvosos. As obras fazem parte do programa Curitiba Contra Cheias.
Contenção das margens
O Ribeirão dos Padilhas também sofreu intervenções para conter as margens em três pontos: nos fundos da Escola Municipal CEI David Carneiro e nas ruas Omar Raimundo Pichet e Barão de Santo Ângelo no Xaxim.
“Sensacional! Melhorou muito a capacidade do rio escoar a água da chuva e também a limpeza, no leito e nas margens”, garante Rogério Moraes de Souza, presidente da Associação dos Moradores Nossa Senhora do Pilar.
Na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, entre a Rua das Carmelitas e o Rio Belém, no Boqueirão, foi implantada uma galeria de águas pluviais, em um trecho de 596 metros, com manilhas entre 2 e 2,2 metros de diâmetro.
Mutirão de limpeza no Rio Belém
Como parte do trabalho constante para prevenir alagamentos e doenças, foi realizado um mutirão de limpeza em trechos de ruas do Boqueirão que margeiam o Rio Belém. Com a mobilização, foram recolhidas 4,3 toneladas de lixo e as equipes fizeram a conscientização dos moradores para o descarte correto dos resíduos. Em toda a regional, mais de 43 mil metros de canais e rios receberam serviços de roçada e remoção de lixo.
Macrodrenagem
Estão em andamento as obras de controle de cheias do Rio Pinheirinho, pertencente à Bacia do Rio Iguaçu e Sub-bacia do Rio Belém. Intervenções como contenções, indutores de retardo (barramentos), condutos forçados e estação de bombeamento estão sendo instalados para beneficiar os moradores do Hauer, na Regional Boqueirão, e também do Fanny (Regional Pinheirinho) e Parolin (Regional Portão).
A Regional recebeu 71 dos 1.681 serviços de contenção, limpeza, desobstrução de galerias e substituição de pontes realizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas durante o ano.
Novo cartão-postal
Os serviços de manutenção e revitalização do Parque Náutico são exemplo da forma como a Prefeitura cuida de seus espaços verdes e de lazer. Seus lagos passaram por limpeza, desassoreamento e contenção das margens. Isso, porém, não é tudo.
No barracão de remo, as intervenções incluíram a substituição do telhado e renovação do sistema elétrico, além da pintura externa e interna. O piso externo foi tratado para garantir acessibilidade de cadeirantes aos barcos e, na parte mais visível do local, a torre de cronometragem passou a ter iluminação cênica.
Praças mais iluminadas e seguras
A Praça Alfredo Hauer, em frente ao Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, ficou mais iluminada. Foram instalados seis novos super postes pétalas com 24 luminárias LED; dez postes de concreto com 12 metros de altura para iluminação das canchas esportivas 36 projetores de 400W e 23 postes com 5 m de altura, com 23 luminárias decorativas LED 60W.
A Praça Carlos Roberto Kaseker, no Alto Boqueirão, também ganhou nova iluminação e ficou mais segura e bonita. Para deixar a cancha de areia mais iluminada foram substituídos 12 projetores e lâmpadas de 400 Watts de vapor metálico, mais eficientes que as anteriores.
Também foi feita a readequação de três luminárias tipo globo Europa, que foram reposicionadas no local. Um novo poste de concreto com seis projetores com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts foi instalado, além da execução de extensão da rede com instalação de braço, luminária e projetor com lâmpada de vapor metálico de 250W.
A Praça Agostinho Legrós, no Boqueirão, também foi revitalizada.
Iluminação eficiente
De janeiro a novembro deste ano, a Prefeitura instalou 1.157 luminárias de LED em espaços públicos e de lazer da Regional Boqueirão. As novas lâmpadas são mais eficientes e duradouras, demandando muito menos manutenção.
Nos últimos cinco anos, os quatro bairros da regional receberam a instalação de 5.052 lâmpadas de LED, tornando as ruas mais iluminadas e seguras.
Pista de Skate
Na Praça dos Menonitas, no Boqueirão, a Prefeitura construiu uma pista de skate, atendendo reivindicação antiga dos frequentadores. A pista foi projetada pelo skatista profissional Lucas Koaski. A Prefeitura também revitalizou a praça, instalando luminárias de LED modernas e eficientes, fez também plantio de grama, substituição do alambrado das canchas de futebol e vôlei, além de fazer uma calçada em concreto betuminoso.
Escolas renovadas
A Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, na Vila Pantanal, foi a primeira da Regional Boqueirão a receber mobiliário e materiais pedagógicos como parte da renovação promovida pela Secretaria Municipal da Educação. A entrega aconteceu em novembro de 2021. A unidade de ensino está entre as 400 da cidade que serão beneficiadas pelo investimento de R$ 40 milhões da Prefeitura nessa modalidade.
Economia criativa
Pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia do novo coronavírus, o desfile Boqueirão Fashion Day aconteceu sem plateia. Pelas redes sociais, curitibanos e público de fora da cidade puderam conferir as criações elaboradas com tecidos, aviamentos, calçados e acessórios do pólo têxtil da Rua Bley Zornig, para valorização do negócio local. O Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, serviu de cenário para o videodesfile, que foi a quinta edição do evento.
Cruzamento seguro
Os moradores da regional participam ativamente da consulta pública Fala Curitiba e a Prefeitura escuta. Foi assim com os sinaleiros instalados na esquina das ruas Cleto da Silva e Carmelitas, ligação entre Boqueirão e Uberaba. Foi o 15º cruzamento da cidade a receber esse tipo de sinalização em 2021.
Olhar social
Apesar de a pandemia de novo coronavírus ter suspenso as atividades caracterizadas pelo convívio social, a Fundação de Ação Social (FAS) registrou resultados importantes no que diz respeito às pessoas e grupos familiares em situação de vulnerabilidade social na região.
Os centros de Referência da Assistência Social (Cras) atenderam 6.024 famílias, enquanto os centros de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) receberam em seus espaços, específicos para cada público, 25 adolescentes e 82 idosos. Outras 251 pessoas foram encaminhadas para os Creas, que são as unidades especializadas da FAS.