A Regional do Boqueirão comporta três bacias hidrográficas – Rio Belém, Ribeirão dos Padilhas e Rio Iguaçu. Por isso, precisa fazer a manutenção constante, com limpeza de áreas públicas e retirada de lixo doméstico, entulhos e restos de construção civil, bem como o desassoreamento de rios. O trabalho ajuda a evitar alagamentos e enchentes em caso de chuvas fortes por contribuir com o escoamento das águas.
A limpeza é feita nas dez administrações regionais, mas no Boqueirão a atenção é permanente por causa da condição topográfica da região. O trabalho no Rio Belém é compartilhado com a Regional Cajuru. O Ribeirão dos Padilhas também recebe manutenção das regionais Pinheirinho e Bairro Novo. Os dois rios desaguam no Rio Iguaçu.
Desde 2013, somente a Regional Boqueirão realizou 18 quilômetros de limpeza em canais, rios e córregos em toda área da administração, em pontos críticos de assoreamento do Rio Belém, Ribeirão dos Padilhas, canais paralelos à linha férrea, do Parque Náutico/Intercavas, Córrego Alto Boqueirão e diversas valas de macrodrenagem.
Além da manutenção preventiva, vários trabalhos estão em execução ou já foram concluídos para contribuir para o controle de cheias. Já estão prontos os 80 metros de muro de arrimo em gabião no Ribeirão dos Padilhas, entre as ruas Bituruna e Barbosa Ferraz e também na Rua Dante Honório.
Também está em fase de conclusão a implantação de 1.263 metros de galerias de águas pluviais na Rua João Batista Zagonel Passos e na Rua Dr. Antonio José, entre as ruas Dep. Benedito Lucio Machado e Des. João Antonio de Barros Jr. Outros 500 metros de implantação de galerias foram instalados ao longo do Ribeirão dos Padilhas e da Rua David Tows, no trecho entre as as Ruas João Duck Filho e Rua Abrão Jak Duck.
As limpezas também são realizadas conforme solicitações recebidas pela Central 156. No fim de maio, dois caminhões de lixo e entulho foram retirados de um terreno próximo a um córrego na Rua Profº José Mauricio Higgins entre a Rua William Booth e o Rio Belém.
O pedido foi feito por um empresário do bairro Boqueirão. Com uma retroescavadeira, equipes da Prefeitura realizaram serviços de roçada, catação de lixo e entulhos e a limpeza de uma vala que estava obstruída, apresentando problemas de vazão.
“Avalio positivamente o poder público se fazendo presente. Era uma intervenção necessária, do ponto de vista de limpeza e saúde pública. Espero que a população colabore em manter limpo, pois deu outro aspecto no local”, destacou o empresário Rubens Benassi, de 54 anos.
O trabalho preventivo realizado por determinação do prefeito Gustavo Fruet tem contribuído para evitar registro de desabrigados na cidade, em caso de chuvas mais fortes.
O administrador da Regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto, lembra também a importância da participação popular. “A Prefeitura realiza limpezas constantes de valas, canais, córregos e dos principais rios como o Rio Belém, o Córrego Alto Boqueirão e o Ribeirão dos Padilhas. E com a ajuda de nossos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), temos maior agilidade quando da necessidade de intervenções”, disse Meyer Neto.
Investimentos e prevenção
A próxima intervenção, programada para junho, será a substituição e assentamento da tubulação de grande porte em um trecho de aproximadamente 30 metros de galeria na Rua Ten. Tito Teixeira de Castro, próximo ao Rio Belém.
A tubulação no local vai triplicar o volume de vazão, garantindo maior segurança no escoamento de águas pluviais. A obra atende um pedido realizado pela comunidade durante a consulta pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias, realizada no dia 14 de abril deste ano.
Moradores se dizem satisfeitos com os trabalhos de limpeza realizados no bairro. “Não está tendo mais problemas com a vazão do rio, que antes era frequente, graças ao trabalho de prevenção que a Prefeitura tem feito”, destaca Reinaldo Ottenio, morador da Rua Ten. Tito Teixeira de Castro.