Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Nesta quinta-feira

Regionais Boqueirão e CIC prestam homenagem aos pais

O núcleo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smelj), da Regional Boqueirão, vai realizar um aulão especial alusivo ao Dia dos Pais, que é comemorado neste domingo. Foto: Divulgação

 

Nesta quinta-feira (11/8), o núcleo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smelj), da Regional Boqueirão, vai realizar um aulão especial alusivo ao Dia dos Pais, que será comemorado no domingo (14/8).

A atividade será das 9h às 10h, na quadra da Rua da Cidadania e terá participação de grupos 60+ que integram as ações da Smelj. Os alunos que são pais usarão roupa azul e receberão os cumprimentos dos demais.

Também nesta quinta, a Administração Regional do Boqueirão oferecerá um café da manhã para os funcionários que são pais e vai distribuir uma lembrança aos participantes para marcar a data.

Na Regional CIC, o núcleo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) programou uma apresentação de chorinho com o grupo Pau e Corda. A atividade musical será no dia 20, às 13h30, no Centro de Convivência para Idosos Divina Misericórdia (Cecopi).

 

Como surgiu a data

O Dia dos Pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo e no Brasil. A história mais conhecida e que resultou na criação da data vem dos Estados Unidos.

Ela surgiu a partir do desejo de uma filha em homenagear o pai, William Jackson Smart, um agricultor veterano de guerra norte-americano que criou sozinho os seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto.

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.