As pistas de corrida e caminhada dos parques Tanguá, Barigüi e Bacacheri estão melhores e mais seguras. A Prefeitura de Curitiba terminou nesta semana as obras de recapeamento das pistas, com alargamento em alguns trechos. Outras melhorias como pinturas de equipamentos e recuperação de alambrados das canchas esportivas serão feitas.
A maior interferência foi no Bacacheri, onde equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente reformaram e alargaram toda a extensão dos 1.870 metros de pista do parque, que ficou agora com 3,5 metros de largura. Em alguns trechos a pista aumentou em até 80 centímetros, melhorando as passadas e o trânsito dos freqüentadores.
O comerciante aposentado Jair Alarcão corre todos os dias no Bacacheri e notou a melhoria. "Ficou ótimo. Agora a gente pode correr com mais espaço e sem atropelar as pessoas, principalmente nos dias em que o parque fica mais lotado", disse. As pistas serão demarcadas com a metragem certa e as passagens. Serão instaladas placas de informação dos usos do parque.
Outras obras estão sendo feitas no parque Bacacheri. Os alambrados das canchas esportivas estão sendo trocados. No parque Barigüi, foram recuperadas as margens do rio, com plantio de árvores nativas. A cascata do Tanguá, a principal atração do parque, foi reformada para acabar com infiltrações que comprometiam o dique de contenção do lago. O deck e mirante serão reformados.