Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Quer abrir um negócio? Semana MEI tem mutirão de empreendedorismo

Semana MEI terá capacitações diárias e mutirão de empreendedorismo. - Na imagem, Engenho de Inovação. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Os 100 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba e aquelas pessoas que sonham em abrir o seu próprio negócio terão à disposição, a partir desta segunda-feira (20/5), uma grande programação gratuita, com palestras, oficinas e consultorias sobre formalização e capacitação para crescer.

A Semana MEI, promovida pela Prefeitura e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), terá eventos diários em ruas da cidadania e no Engenho da Inovação, no Rebouças, além de um grande mutirão, na quinta-feira (23/5), reunindo todos os serviços de apoio aos MEIs no Parque Barigui.  A programação termina na sexta-feira (24/5).

De acordo com Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora dos nove Espaços Empreendedor da Prefeitura, unidades responsáveis por vários serviços gratuitos aos MEIs em Curitiba, a programação tem como objetivos incentivar a formalização e inspirar os microempreendedores individuais a se capacitarem. “Estimular o crescimento destes empreendedores é fundamental para o desenvolvimento de Curitiba e uma das prioridades do Vale do Pinhão", observa ela, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação a toda a cidade.

A programação começa, na segunda-feira (20/5), com a palestra O Empreendedorismo e as Tendências Tecnológicas, no Engenho da Inovação, das 14h às 17h. Na terça-feira (21/5), das 9h às 11h, a Rua da Cidadania do Portão/Fazendinha recebe a palestra Torne-se um MEI; e o Engenho da inovação terá uma oficina sobre Vendas Criativas, Negócios de Sucesso, das 14h às 16h.

Na quarta-feira (22/5), das 9h às 11h, a Rua da Cidadania do Pinheirinho terá a palestra Torne-se um MEI; e, no Engenho da Inovação, das 14h às 16h,empreendedores poderão acompanhar o tema Mentalidade Ágil para o Sucesso do Negócio.

Parque Barigui

O grande momento da semana será na quinta-feira (23/5), quando irá ocorrer o Mutirão do MEI. Das 8h às 18h, o Salão de Atos do Parque Barigui irá se transformar em um imenso Espaço Empreendedor, com todas as equipes do programa da Prefeitura presentes no local para orientar e ajudar a regularizar a atividade de MEI, bem como auxiliar no envio da declaração anual (DASN-SIMEI). Por conta disso, todas as unidades das Ruas da Cidadania estarão fechadas no dia.

Durante o Mutirão MEI, haverá também consultorias de especialistas do Sebrae e atendimento com instituições financeiras para apresentação de opções de crédito (Credisol, Sicoob, Garantisul e Fomento Paraná), e tira-dúvidas com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Urbanismo e Finanças (sobre ISS), Receita Estadual, INSS e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Além disso, duas palestras serão oferecidas no Mutirão. Das 8h45 às 10h30, será abordado o tema Tendências de Mercado: O que seus Clientes vão Querer para o Futuro?. Já das 15h às 17h, será oferecida a palestra O Crescimento de Sua Empresa Começa Hoje!.

A programação termina na sexta-feira (24/5) com o Engenho da Inovação recebendo um especialista do Sebrae que irá fazer a oficina Marketing para Micro e Pequenos Empreendedores: como atuar no cenário digital.

As inscrições estão abertas no site da Agência Curitiba  e toda a programação é gratuita (as pessoas são convidadas a levar um quilo de alimento não perecível ).


Programação da Semana MEI em Curitiba

Dia 20/05 (das 14h às 17h) – O Empreendedorismo e as Tendências Tecnológicas – Engenho da Inovação

Dia 21/5 (das 9h às 11h) – Torne-se um MEI – Rua da Cidadania Portão/Fazendinha

Dia 21/5 (das 14h às 16h) – Vendas Criativas, Negócios de Sucesso – Engenho da Inovação

Dia 22/5 (das 9h às 11h) – Torne-se um MEI – Rua da Cidadania Pinheirinho

Dia 22/5 (das 14h às 16h) – Mentalidade Ágil para o Sucesso do Negócio – Engenho da Inovação

Dia 23/5 (das 8h às 18h) – Mutirão do MEI – Salão de Atos do Parque Barigui

Dia 24/5 (das 14h às 18h) – Marketing para Micro e Pequenos Empreendedores: Como Atuar no Cenário Digital – Engenho da Inovação

Toda a programação da Semana MEI é gratuita. A inscrição para participar das palestras  e do mutirão pode ser feita no site da Agência Curitiba.