Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Programa Pinhão Curitibano

Quem leva pinhões às Ruas da Cidadania de Curitiba contribui com a preservação das araucárias; saiba como

Secretaria Municipal do Meio Ambiente incentiva moradores a levarem pinhões às Ruas da Cidadania de Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Com a temporada de pinhão aberta desde o início de abril, está de volta o programa Pinhão Curitibano, que incentiva a preservação e a diversidade genética das araucárias na cidade. Para isso, os moradores de Curitiba devem levar sementes de araucárias, os pinhões, às Ruas da Cidadania. Essas sementes serão enviadas ao Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivadas e se transformarão em mudas de araucárias. As mudas serão distribuídas gratuitamente dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba.

O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai até o fim de junho.

“A entrega das mudas para a população será feira no dia 24 de junho, nas Ruas da Cidadania, para celebrar o Dia Nacional da Araucária”, adiantou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

O projeto Pinhão Curitibano foi lançado em 2022 e tem como principal objetivo aumentar a variabilidade genética das araucárias dentro do município de Curitiba. “Assim, sempre teremos araucárias fortes na nossa cidade”, completou Roloff.

Os moradores devem levar as sementes de pinhão diretamente nas salas onde ficam os administradores regionais da cidade, nas Ruas da Cidadania. 

Com a participação da população, explica Roloff, é possível coletar pinhões de muitas árvores e de várias regiões da cidade, contribuindo para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, finalizou o diretor.