O futebol feminino é jogado no Brasil há mais de 100 anos, mas só foi legalizado em 1979 após 38 anos de proibição.
Parte dessa história de resistência, preconceito, descaso e barreiras quebradas está sendo mostrada em Curitiba durante a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, que chegou nesta segunda-feira (15/9) na Rua da Cidadania do Boqueirão e estará aberta para visitação até o dia 21 de setembro.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A programação é gratuita e aberta ao público diariamente, das 9h às 19h (na segunda-feira, a partir das 12h, e no domingo até as 12h).
Amor ao futebol
Na tarde desta segunda-feira, a turminha do Futsal Sub-11 do Centro de Esportes e Lazer (CEL), Vereador João Derosso foi visitar as carretas que estão posicionadas ao lado das quadras esportivas da Rua da Cidadania.
Calebe Kauva Meza, 10 anos, ficou maravilhado com o tour na carreta do futebol feminino. “Eu gostei muito, eu amo futebol. Tem um negócio bem legal que é um joguinho de futebol de mesa. Também tirei selfie com as jogadoras”, disse o garoto.
O joguinho que conquistou Calebe é o pebolim de mesa totalmente eletrônico. A carreta é equipada também com vários monitores de TV, que contam a história do futebol feminino e mostram lances decisivos de jogos dos times e da Seleção Brasileira Feminina de Futebol.
O garoto Bernardo Silva, que também faz parte do grupo Sub-11 de Futsal do CEL Vereador João Derosso, vibrou com o que viu na exposição.
“Gostei muito de ter vindo porque tem a história das jogadoras, elas são uma inspiração para todos nós. Gostei do pebolim eletrônico, fiz um gol”, comemorou o garoto.
Para todas as idades
A Caravana do Futebol Feminino Petrobras é aberta para todos os públicos. Além das crianças, adultos dos grupos de 60+ que participam das atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) foram conferir a novidade.
Maria Aparecida Conde, aluna da ginástica, visitou a exposição acompanhada do marido, Daniel da Silva.
“Eu achei muito interessante, principalmente para quem não conhece muito o futebol feminino, que agora está tendo relevância no Brasil. Achei bem bacana a gente interagir lá dentro”, disse.
De acordo com Higor Matos, do núcleo da Smelj no Boqueirão, o objetivo é programar visitas de públicos de idades variadas.
“Estamos comunicando as escolas e também os nossos alunos que fazem atividades com a Smelj para que tenham a oportunidade de visitar a caravana”, disse Higor.
Tietagem e história
Entre a história e diversão, a carreta também conta com um espaço dedicado à tietagem, um dispositivo em que possível escolher jogadoras da Seleção Brasileira para fazer uma selfie. É o chamado photo opportunity. Depois de capturada a imagem, o visitante pode escanear um QRCode e recebê-la diretamente no celular.
Jogos, cinema e inteligência artificial
A carreta também tem exposição interativa sobre a história do futebol feminino; cabine de inteligência artificial, que responde perguntas sobre a modalidade; Super Pong, jogo colaborativo inspirado nos videogames clássicos; Social Snap, painel que exibe em tempo real fotos publicadas com a hashtag da campanha e Histórias do Futebol, experiência audiovisual com momentos marcantes da trajetória feminina no esporte.
Além disso, haverá circuito de futebol e futmesa, apresentações culturais, participação de projetos parceiros, presença de convidadas históricas e exibição de filmes em sessões de cinema ao ar livre, sempre às 17h30.
Copa do Mundo Feminina em 2027
A Caravana do Futebol Feminino Petrobras é uma iniciativa nacional que valoriza o futebol feminino e mobiliza a sociedade em preparação para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que acontecerá no Brasil.
Curitiba é a 14ª cidade que a caravana está percorrendo. No total serão visitadas 24 cidades brasileiras em 12 estados e no Distrito Federal, promovendo atividades culturais, educativas e esportivas até dezembro de 2025.
Exposição interativa e atrações especiais
A estrutura da caravana conta com duas carretas interativas, que trazem experiências imersivas para todas as idades.
Programação das sessões do cinema
Quarta-feira (17/9)
Mulheres do Progresso: Muito Além da Várzea (15min)
Campos Conquistados (30min)
A Culpa é do Neymar (11min)
Quinta-feira (18/9)
Pot: O Rna Desconhecido (20min)
Sexta-feira (19/9)
Democracia em Preto e Branco (90min)
Sábado (20/9)
As Primeiras (78min)
Convite às escolas
A Prefeitura de Curitiba convida as escolas da cidade a participarem da programação. Para agendamento de visitas escolares, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3313-5524.