Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Atualização

Protetores devem se recadastrar para inscrever animais para castração

Os protetores independentes de animais devem se recadastrar para poder inscrever cães e gatos nos eventos de castração gratuita da Prefeitura de Curitiba. O formulário está disponível no novo site da Rede de Proteção Animal (protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br).

Além do preenchimento, é necessário que a pessoa faça a validação do cadastro pessoalmente no Passeio Público (Rua Luiz Leão, s/nº). “O comparecimento é necessário apenas uma vez”, destaca o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

O objetivo é organizar e sistematizar as formas da prestação dos serviços oferecidos pelo município e, principalmente, instituir fidedignidade ao cadastro de protetores independentes e ONGs.

O horário para atendimento deve ser agendado no momento do pré-cadastro no site. Após a validação, o protetor vai receber um e-mail de confirmação e poderá fazer seu login e conferir todas as funcionalidades disponíveis.

Com o acesso validado, será possível ver as agendas de castração, cadastrar os animais, inscrevê-los nos mutirões e, ainda, ceder uma vaga para outro tutor que tenha um animal precisando da cirurgia com urgência.

A atualização e a manutenção do cadastro pelo site da Rede de Proteção Animal também possibilitarão acesso aos demais serviços, como a participação nos eventos de adoção e na distribuição de rações pelo Programa Banco de Ração para Animais, instituído pela Lei Municipal 15.449/2019.

Novo site

O site da Rede está no ar com as novas funcionalidades desde 6 de agosto. Em razão da transição das plataformas e sistemas, podem ocorrer algumas instabilidades.

Em caso de dúvidas ou problemas, o cidadão pode entrar em contato com a Rede pelo telefone 3350-8933.

Validação

Devem ser levados os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante atual de residência de Curitiba (em nome próprio ou de familiar);
- Cópia de pelo menos cinco termos de compromisso de adoção responsável vinculados ao protetor (últimos 2 anos);
- Demais documentações que possam demonstrar a sua atuação na proteção animal – fotos, comprovantes de castração de animais, participação em eventos de adoção, entre outros.