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CMEI Mário Covas

Projeto reforça aprendizado de matemática na pré-escola e terá apoio financeiro

Projeto de pedagoga da rede municipal de ensino, Regiane Aparecida Maciel dos Santos, conquista edital nacional de fomento. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mário Covas, no bairro Augusta, vai contar com um novo projeto de educação matemática para as turmas de pré-escola, envolvendo toda a comunidade escolar. Chamado Formar para Contar: Saberes que se Medem na Educação Infantil, o projeto foi desenvolvido pela pedagoga Regiane Aparecida Maciel dos Santos e selecionado pelo Edital de Letramento Matemático do Itaú Social, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

"Essa conquista é um reconhecimento da qualidade e da dedicação dos profissionais da rede municipal de ensino. Recebemos a notícia com orgulho e com a certeza de que estamos fortalecendo cada vez mais a educação infantil em Curitiba, garantindo às nossas crianças mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento integral”, destaca o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

Com a seleção, o projeto conquistou um aporte financeiro de R$ 47.972,00 para sua realização. “O meu orgulho será representar a Secretaria Municipal da Educação como única selecionada no Paraná dentre tantas outras propostas de qualidade apresentadas”, disse Regiane. 

Um dos 21 escolhidos entre 2,5 mil inscritos, o Formar para Contar propõe uma formação continuada para os professores de educação infantil, com foco no letramento matemático na pré-escola. 

“A proposta nasceu do reconhecimento de que a matemática na infância vai muito além de números, está presente no cotidiano, no brincar, nas interações e principalmente nas vivências cotidianas das crianças”, explicou a pedagoga.

Matemática inclusiva

Com o incentivo financeiro, o CMEI realizará encontros formativos e rodas de estudo com os professores, criação de oficinas para a produção de jogos e materiais autorais, organização de um espaço de aprendizagem de matemática e investigação sensorial, experimentações com as crianças e oficinas com famílias. As ações têm como objetivo fortalecer vínculos na comunidade escolar, valorizar culturas infantis e promover uma matemática significativa e inclusiva.

As ações têm como objetivo fortalecer vínculos na comunidade escolar, valorizar culturas infantis e promover a matemática significativa e inclusiva. O projeto foi desenvolvido a partir das metodologias do currículo da Educação Infantil de Curitiba, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e de sociointeracionismo, uma abordagem pedagógica que defende que o conhecimento é construído através da interação social e cultural entre o indivíduo e o seu meio. 


Impacto registrado

O projeto será realizado de março a julho de 2026. Durante esse tempo, o processo será registrado coletivamente e resultará em um fanzine (publicação artesanal) pedagógico autoral, reunindo as principais práticas do Formar para Contar, e a confecção de material e jogos, registros das experiências com as crianças e famílias e outros destaques. O material deverá trazer contribuições para a prática docente da rede municipal de ensino de Curitiba e o desenvolvimento integral das crianças.

O Itaú Social também é parceiro da Secretaria Municipal da Educação (SME) em um Acordo de Cooperação Técnica, assinado em 15 de setembro, que visa fortalecer práticas pedagógicas voltadas às relações étnico-raciais e à educação ambiental na Educação Infantil.