Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Projeto Leões do Vôlei terá reforço em 2014

O projeto Leões do Vôlei, que ensina o esporte para crianças de escolas municipais de Curitiba e que tem como padrinhos os atletas olímpicos Giba e Emanuel, terá reforços em 2014. Foto: Divulgação

O projeto Leões do Vôlei, que ensina o esporte para crianças de escolas municipais de Curitiba e que tem como padrinhos os atletas olímpicos Giba e Emanuel, terá reforços em 2014.

As ações já beneficiam 1.200 crianças e a continuidade do projeto está sendo discutida entre a Secretaria Municipal da Educação e o jogador Emanuel Rego, além das equipes que compõem o projeto.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, empresa Leão Alimentos e Bebidas e o apoio do Banco do Brasil, o projeto teve início em 2008, e atualmente é desenvolvido em dez escolas municipais de Curitiba e duas de Fazenda Rio Grande. Oferece atividades esportivas de vôlei realizadas duas vezes por semana, sempre no contraturno, com uma hora e meia de duração.

“Acredito que o esporte congrega valores fundamentais para a educação, como saber trabalhar em equipe, o respeito à hierarquia, às regras. Quando aliado à educação, o esporte potencializa essas ideias, facilita a assimilação pela criança e pelo jovem. Eu e o Giba começamos a entrar para o mundo do esporte na escola. Por isso quisemos ajudar na aproximação entre o esporte e a educação”,  disse Emanuel.

O medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres disse considerar o projeto como um importante aliado no desenvolvimento das crianças. “Nosso objetivo não é o de formar atletas, mas colaborarmos na formação do caráter e da cidadania os estudantes”, conta Emanuel.

Com a supervisão de Emanuel e Giba, técnicos do projeto Leões do Vôlei fazem a capacitação de professores municipais que são treinados dentro da metodologia esportiva desenvolvida pela dupla de atletas olímpicos. O desenvolvimento das atividades nas escolas são acompanhadas pelos atletas, que periodicamente vêm à cidade acompanhar as ações.

Para a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo, parcerias como esta são fundamentais para aproximar a sociedade civil da escola pública. “Um dos principais princípios dentro desta gestão, em educação, é promover a equidade e temos percebido que o projeto de vocês contempla nossos estudantes desta forma”, disse Roberlayne. Ela ressalta o fato de as escolas inseridas do projeto ficarem em áreas de alta vulnerabilidade. “A presença de atletas mobiliza e incentiva os estudantes acreditarem na educação e no espaço escolar como possibilidade de sucesso na vida”, disse Roberlayne.

Emanuel convidou a equipe da Secretaria Municipal da Educação para participar Festival Leões do Vôlei, que acontecerá no próximo dia 4, no Ginásio do Tarumã. O evento promoverá, das 9h às 16 horas, a confraternização das escolas participantes do projeto em 2013. Os estudantes participarão durante o dia de um circuito de atividades que envolvem jogo de mini-voleibol, com regras adaptadas de acordo com as características de sua faixa etária, e atividades culturais.