O projeto Edupesquisa, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, recebeu o prêmio “ARede Educa”, na modalidade “setor público – formação de professores”. A premiação reconhece projetos inovadores envolvendo tecnologia e educação desenvolvidos por educadores, estudantes, pesquisadores, empresários e gestores de instituições de ensino.
A ARede Educa é mantida pela BIT Social, entidade que divulga e estimula a inclusão social a partir do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs). O Edupesquisa ficou em segundo lugar na categoria Educação a Distância (EAD). O projeto foi lançado em 2013, como uma alternativa à formação de professores, e é fruto de parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná.
O objetivo do Edupesquisa é oferecer aos profissionais da educação básica da rede municipal de ensino o desenvolvimento profissional e acadêmico, por meio de investigações, da realização de pesquisas, produção e publicação de artigos, bem como da realização de estudos em ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
A professora de História Tálita Rasoto participou da segunda edição do projeto em 2015. Ela conta que por meio do Edupesquisa pode pensar a educação a partir da análise do cotidiano e de bibliografias importantes que colaboraram na ampliar seus horizontes profissionais. “O projeto faz toda a diferença na vida dos professores. Fui selecionada numa temática voltada para o uso das tecnologias no ambiente escolar e a produção do meu artigo final motivou minha participação para seletiva do mestrado na UFPR. Hoje sou aluna do programa de pós-graduação na instituição, com estudo voltado à História e Historiografia da Educação”, disse Talita.
Vencedores
Esta é a 9ª edição da premiação que recebeu mais de 500 inscrições. Os 52 vencedores foram selecionados entre 220 classificados. São experiências e iniciativas públicas e privadas de todo o país, do ensino básico (fundamental, técnico e médio) ao ensino superior (tecnológico e graduação).
A premiação foi comemorada pela Secretaria Municipal da Educação como mais um resultado positivo da aposta da atual gestão, investiu 30% do orçamento do Município em Educação. “Com o Edupesquisa, os profissionais percebem a importância em participar de programas voltados para a atualização profissional. Este investimento retornou com a melhoria dos processos de reflexão sobre a prática pedagógica e consequentemente em maior qualidade de ensino”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Trajetória
Concebido pelo Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional, o Edupesquisa incentiva os docentes à pesquisa, transformando-os em investigadores do processo de ensino e aprendizagem, inserindo a metodologia e a prática da pesquisa no ambiente escolar.
Os seis primeiros eixos de formação - ainda na fase piloto do projeto em 2013 -, foram: formação continuada; currículo: métodos e formas de organização do projeto; o professor pesquisador; gestão participativa na composição do projeto; produção de mídias digitais e trabalho em ambiente virtual de aprendizagem/educação a distância.
“O resultado apresentado pelos bolsistas do projeto-piloto auxiliou na definição do formato do Edupesquisa para as próximas edições. Ou seja, ele foi um projeto construído para a com a participação dos profissionais da rede municipal de ensino”, diz o destaca o diretor do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional, Marlon Terres.
Os estudos desenvolvidos pelos bolsistas pioneiros do projeto receberam análise de uma equipe formada por gestores da Secretaria Municipal da Educação e da Universidade Federal e serviram para elaboração do formato final do projeto. “As ações iniciais consolidaram um projeto de formação para os profissionais da rede municipal de ensino, de forma democrática e participativa, reunindo a experiência acadêmica e a prática diária com a educação para construir uma nova concepção de formação, voltada à ampliação da qualidade de ensino”, explica a gerente de Educação à Distância, Patrícia Pitta, da Secretaria Municipal da Educação.
Em 2014 e 2015, o Edupesquisa contou com 18 cursos em diferentes áreas do conhecimento. Em cada um, professores, mestres e doutores estimularam a reflexão e a pesquisa em suas diferentes vertentes e concepções.
As experiências dos profissionais ao longo do projeto são divulgadas em revista, um periódico semestral, de cunho formal, desenvolvida para a publicação de artigos, relatos de experiências e entrevistas direta ou indiretamente relacionados à educação, que possam contribuir para a formação continuada dos profissionais. A revista está disponível no link: http://www.edupesquisaemrevista.curitiba.pr.gov.br/