Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Projeto de atletismo é resultado de dedicação dos professores

O incentivo ao esporte é uma das marcas registrada da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, que é uma das maiores da rede municipal de ensino com 1,3 mil estudantes atendidos em turmas que vão do pré-escolar ao 9.º ano do ensino fundamental. - Na imagem, os professores Rodolfo, Zoraida e Priscila. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O incentivo ao esporte é uma das marcas registrada da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, que é uma das maiores da rede municipal de ensino com 1,3 mil estudantes atendidos em turmas que vão do pré-escolar ao 9.º ano do ensino fundamental.

Desenvolvido desde 2002, o projeto de Atletismo foi idealizado pela Zoraida Garcia Labadil que há 44 anos pertence a Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Junto com outras duas professoras da escola, Zoraida iniciou o trabalho esportivo com os estudantes.

O objetivo era oferecer melhores perspectivas aos meninos e meninas que contavam com opções muito limitadas de lazer e esporte na região. “Eu via o potencial brotando entre os meninos e meninas durante as aulas de educação física, mas precisava de um tempo e um espaço maior. Foi assim que o projeto começou e conquistou crianças e adolescentes que rapidamente saíram esbanjando talento”, diz Zoraida.  

O trabalho iniciado por Zoraida foi lição também para os atuais professores do projeto. Priscila e Rodolfo seguem dedicados e multiplicando o que tiveram tempo de partilhar com a colega mais experiente. 

A Secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo destaca o trabalho desenvolvido na escola e ressalta o comprometimento e dedicação dos professores. “São profissionais que investem na educação como elemento transformador e vão além de suas funções, apostando na formação que ultrapassa os muros da escola. Zoraida é um exemplo e representa centenas de profissionais comprometidos com o sucesso dos estudantes da rede”, diz Roberlayne. O projeto é um dos 762 desenvolvidos na rede para incentivar o desenvolvimento integral dos estudantes.

Outras 22 escolas da rede municipal de ensino também têm projetos que ensinam práticas de atletismo no horário de contraturno escolar. São aproximadamente 1,9 mil estudantes beneficiados com o envolvimento em atividades básicas, como velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos/lançamentos em forma de brincadeiras.

Também há o incentivo para a participação dos estudantes em jogos de atletismo que dão oportunidade para que os estudantes obtenham um maior benefício na prática do atletismo, em termos de saúde, educação e autoestima.