Ir para o conteúdo
Comemoração

Programação especial celebra os 17 anos do setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, pioneiro no Brasil

Foto: Isabella Mayer/SECOM

O primeiro Setor de Orgânicos instalado dentro de um mercado público no Brasil completa, no dia 12 de fevereiro, 17 anos de atuação no Mercado Municipal de Curitiba. Desde sua criação, o espaço se consolidou como referência nacional em saúde, sustentabilidade e economia circular, promovendo o orgânico não apenas como produto, mas como filosofia de vida.

Formado por pequenos empreendedores comprometidos com o comércio justo, a agricultura familiar e a responsabilidade ambiental, o setor reúne 11 permissionários que atuam em diferentes frentes: de hortifrútis frescos a cosméticos naturais, moda ética, carnes certificadas e gastronomia orgânica.

Segundo o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, os orgânicos conquistam cada vez mais espaço.

 “Hoje nossas hortaliças no Setor de Orgânicos já estão mais acessíveis e têm preço bastante competitivo com o tradicional”, afirmou.

O local se destaca pela oferta de itens com certificação orgânica e monitoramento constante pela Prefeitura, garantindo qualidade e procedência. Os produtos disponíveis vão além da simples ausência de agrotóxicos, sendo produzidos de forma sustentável e respeitando o meio ambiente.

As lojas que fazem parte do setor são: Banca do Kobe, Espaço Orgânico, Couve-Flor Orgânicos, Sirius Orgânicos, Cativa Natureza, Botané, Ceccon Orgânicos, Mercearia Nicos, Açougue Taurinos Organic, Restaurante Ohana e Lanchonete Arte Verde.

Programação especial de aniversário

Para marcar os 17 anos do setor, o Mercado Municipal realiza dois eventos abertos ao público:

  • 7 de fevereiro (sábado), às 11h – aula-show com a chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu, com receita exclusiva de tartar de beterraba e cenoura com mini verdes e pérolas de sagu.
  • 12 de fevereiro (quinta-feira) – data oficial do aniversário, com exposição especial de marcas sustentáveis. O dia contará ainda com o tradicional “parabéns” e a distribuição de um bolo elaborado com ingredientes orgânicos.

A comemoração acontece em um momento especial para o estado: o Paraná inicia 2026 como líder nacional em produção orgânica, com 4.510 produtores certificados, segundo o CNPO/Mapa. Um reflexo do fortalecimento da agroecologia e da busca por um futuro mais sustentável.

Com 17 anos de história, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba segue como exemplo de que é possível aliar viabilidade econômica, saúde e respeito ambiental em um espaço público vivo, educativo e transformador.

Feiras na cidade

Além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas administradas pela Prefeitura. Nesses espaços, são vendidos desde hortifrútis e carnes até grãos, cosméticos e roupas livres de produtos químicos.

As feiras acontecem em 12 edições diurnas, a partir das 7h, e duas noturnas, entre 15h e 19h.

O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal funciona de terça a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h, com acesso pela Rua da Paz, 608.