Os espetáculos, feiras, ações solidárias e exposições do Natal curitibano serão apresentados pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, nesta quarta-feira (26), no 4º Congresso de Turismo do Noroeste Paranaense, em Maringá.
“Curitiba se preocupa com o Natal e aqui transformamos grandes eventos em atrações turísticas para a cidade", diz Juliana. "A Prefeitura faz sua parte ao oferecer incentivos e ao investir em atrativos para turistas e moradores. Neste ano teremos muitas surpresas”.
A Prefeitura de Maringá já demonstrou interesse em transformar a programação de Natal da cidade em um atrativo turístico e tem Curitiba como referência em projetos e parcerias.
O mês de dezembro costuma atrair para Curitiba mais de 300 mil turistas vindos, principalmente, de outras localidades do Paraná (35%), de São Paulo (20%) e de Santa Catarina (16%). A variada programação de Natal é um dos destaques do mês.
Na palestra de Maringá, Juliana destacará as novidades preparadas para este ano e as ações que já viraram tradição na cidade, como as Feiras Especiais de Natal, realizadas pela Prefeitura nas praças Osório e Santos Andrade.
Além das feiras e, o Natal curitibano é marcado pelo concurso de decoração de hotéis, primeiro do gênero do País.
Alguns pontos turísticos e de utilidade pública recebem iluminação especial durante a época de Natal. A ação é feita em parceria com a Secretaria de Obras Públicas de Curitiba.
A Linha Natal, linha especial de ônibus que passa pelos principais pontos decorados da cidade, é outro atrativo da época. O serviço funciona nas noites do mês de dezembro.
A Prefeitura também apoia a realização de diversos espetáculos para fazer da cidade a capital do Natal. Entre eles está o tradicional Natal do HSBC, coral formado por 160 crianças de instituições sociais que se apresenta nas janelas do Palácio Avenida, no Centro.
Tradição - A programação de Natal de Curitiba já virou tradição entre os moradores e turistas. Apresentações musicais e de corais, feiras de artesanato, exposições, ações solidárias, presépios, autos de Natal unem a iniciativa privada e a Prefeitura de Curitiba para tornar a cidade um verdadeiro palco ao ar livre.
O Instituto Municipal de Turismo tem a missão de unir todos os envolvidos nessas ações que encantam o público.
Esse trabalho é parte de uma política de promoção e de apoio a eventos geradores de fluxo turístico para a cidade.
A divulgação do Natal conta com uma logomarca própria e uma campanha promocional, que circula em revistas locais e nas especializadas em turismo.
Além disso, as informações são divulgadas em um hotsite, o www.curitibacapitaldonatal.com.br, em mídias sociais como o Twitter e o Facebook, e em um jornal com a programação distribuído nos postos de informações turísticas e nos estabelecimentos parceiros.