Construir diferentes encaminhamentos para o ensino da língua portuguesa e da matemática e garantir educação de qualidade no pós-pandemia da covid-19. Esse é o objetivo do Programa de Recomposição das Aprendizagens dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (Praer), lançado este ano pela Secretaria Municipal da Educação e que seguirá em 2023.
Para apresentar e avaliar o que já foi realizado dentro do Praer e debater as próximas ações, professores e equipes técnicas da Educação se reuniram no primeiro seminário do programa, nesta quarta-feira (14/12), na Universidade Livre do Professor (CIC).
“O Praer é fruto de análises para uma intervenção mais precisa, na hora certa, com mediação 100% presencial”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, na abertura do seminário.
A rede municipal de ensino, que tem 140 mil estudantes e 17 mil profissionais, voltou ao formato híbrido em 2021 e este ano já atende com ensino 100% presencial.
O Programa de Recomposição das Aprendizagens tem como base a formação dos profissionais da área e integra o Plano de Ações Pedagógicas de cunho emergencial no contexto pandêmico e pós-pandêmico. O cronograma traz uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Ensino Fundamental.
“A pandemia exigiu diferentes modelos de organização nas escolas, para preservar a saúde das crianças e estudantes, assim como dos familiares e comunidades. Fizemos a entrega dos kits de alimentação escolar e a TV Escola Curitiba levou os conteúdos do currículo de maneira remota às casas das famílias. Essas mudanças exigiram adaptações para todos nós”, lembrou Maria Sílvia.
A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, explicou que os debates do seminário contribuem para o aprofundamento das análises do programa. “Trabalhamos na perspectiva da continuidade. Apesar do encerramento do ano letivo de 2022, as ações seguem em 2023”, pontuou.
Participaram também a diretora do Departamento do Ensino Fundamental, Simone Zampier; as professoras Cristiane Lopuch Nogueira (coordenação de Língua Portuguesa) e Justina Inês Carbonera Motter Maccarini (coordenação de Matemática), diretores e coordenadores da SME, chefes dos Núcleos Regionais da Educação (NREs), articuladoras dos Núcleos, pedagogos e profissionais do Departamento do Ensino Fundamental.