Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Videomonitoramento

Programa Conecta Muralha vai integrar 6 mil câmeras públicas e privadas para o combate ao crime

Prefeito Eduardo Pimentel com o vice-prefeito Paulo Martins, o secretário da Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, e demais autoridades, assina decreto que cria o programa Conecta Muralha Curitiba. Curitiba, 10/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que institui o programa Conecta Muralha Curitiba, nesta quinta-feira (10/7), no Palácio da Inovação, no Cabral. O novo programa vai reforçar a segurança pública do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba. 

Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2.100 câmeras instaladas em espaços públicos e pontos estratégicos do município. Com a integração das câmeras particulares, o âmbito de abrangência da Muralha Digital será ampliado e deverá conectar até 6 mil câmeras para realizar o monitoramento nos espaços públicos da cidade.   

“É uma ação prevista no plano de governo, um compromisso que assumi com o cidadão de reforçar a segurança nas ruas, com tecnologia, informação e inteligência. Ampliar o monitoramento com as câmeras particulares vai trazer mais tranquilidade à população", disse o prefeito. "Com a integração, poderemos identificar com agilidade como um crime ou um acidente ocorreu”, explicou. 

OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, explica que a integração será feita somente com as câmeras e dispositivos que registram as imagens das ruas e calçadas do município, com olhar voltado à prevenção de crimes e para fins de investigação criminal.  

“O objetivo é realizar a integração com as empresas de segurança privada e de vigilância que já possuem câmeras voltadas para as vias públicas, para ampliar o número de equipamentos que são monitorados pela Muralha. No primeiro momento, vamos focar as empresas e depois para os condomínios que têm câmeras direcionadas para as praças, calçadas e ruas”, afirmou Vianna. 

OUÇA AQUI
Rafael Vianna, secretário de Defesa Social e Trânsito.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


O diretor da Haganá e Co-Security, Mauro Sant’anna, contou que pretende compartilhar as imagens das 300 câmeras de monitoramento em tempo real que a empresa de segurança possui na cidade, com a tecnologia da Muralha Digital.        

“Poderemos contribuir com a nossa tecnologia aliada ao monitoramento da Muralha Digital da Prefeitura, trazendo imagens em tempo real, com inteligência artificial, leitura de placas de carros, e auxiliar na segurança da cidade”, ressaltou Sant”anna.  

Licenciamento

O licenciamento das empresas de segurança privadas e dos condomínios será realizado pelo Guia de Serviços da Prefeitura e deverá estar disponível no período de até 45 dias. O Comitê Gestor da Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba vai expedir a autorização para o licenciamento, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito.   

As empresas de segurança deverão ser credenciadas junto à Polícia Federal e estar em dia com o pagamento de tributos, alvarás e certidões negativas. 

Fiscalização do Urbanismo

A partir desta quinta-feira (10/7), a fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo será reforçada com o monitoramento realizado pela Muralha Digital. Equipes de fiscalização vão acompanhar, em tempo real, a realização de eventos públicos, por meio das imagens das mais de 2 mil câmeras que monitoram a cidade.  

Ao flagrar uma atuação ilícita, a equipe de fiscalização do Urbanismo que começou a atuar na Muralha poderá acionar, de imediato, os fiscais que trabalham nas ruas para fazer a autuação do infrator. 

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Elisandro Frigo, e do Urbanismo, Almir Bonatto; o superintendente da secretaria de defesa social e trânsito, José Semmer Neto, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a administradora Regional Matriz, Ariane Assis; e o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Alexandre Gedanken. 

Também prestigiaram o lançamento, a deputada Márcia Huçulak; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o líder do Governo na Câmara, Serginho do Posto; os vereadores João das 5 Irmãos, Éder Borges, Beto Moraes, Pier Petruzziello, Lórens Nogueira, Renan Ceschin, Zezinho do Sabará; o presidente do Sindicato de Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Ricardo Hirodi Toyofuku; e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de vários bairros e das empresas de videomonitoramento de Curitiba.