Cerca de 400 pessoas participam na próxima quinta-feira (26/8) da XIV Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano será on-line, em função da pandemia da covid-19. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Fundação de Ação Social (FAS) vai reunir gestores, trabalhadores, usuários dos serviços, além de conselheiros do setor e sociedade civil.
Com o tema central “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a conferência tem o objetivo de avaliar a política da área no município e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O evento será realizado das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h e será transmitido pelo canal da FAS no YouTube. Na programação haverá a palestra da diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional do Ministério Público do Estado do Paraná, Denise Ratmann Arruda Colin, que falará sobre o tema central da conferência.
Durante o dia também serão promovidos debates para o estabelecimento de prioridades para a área e haverá ainda a escolha dos sete delegados e respectivos suplentes que participarão da XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que será promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS).
Participação
A XIV Conferência Municipal de Assistência Social vai reunir 36 delegados que são conselheiros municipais de assistência social (titulares e suplentes); 324 delegados (162 representantes da sociedade civil eleitos nas pré-conferências e 162 representantes governamentais; além de convidados indicados pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela comissão organizadora.