Os profissionais de saúde de Curitiba que ainda não se imunizaram contra a gripe vão poder receber sua dose a partir desta quinta-feira (3/7), das 9h às 16h, na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR), na Rua Prof. João Argemiro Loyola, 74, bairro Seminário. A parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Coren-PR é mais uma estratégia de descentralizar a aplicação da vacina Influenza 2025 para facilitar a busca pelo imunizante. Os profissionais do conselho de classe serão os responsáveis pela vacinação com as doses fornecidas pela SMS.
"É com grande honra que o Coren Paraná se torna ponto de imunização contra a gripe, facilitando não apenas o acesso, mas também reafirmando o protagonismo histórico da Enfermagem no cuidado. A vacinação sempre foi um dos maiores símbolos de proteção da saúde e a nossa categoria está na linha de frente desse compromisso com a vida", afirma a presidente do Coren-PR, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos.
Outros pontos de vacinação
Na primeira semana de julho também estão previstas ações de vacinação no Centro Comunitário Moradias do Parque, no Sítio Cercado (2/7), no Santuário do Guadalupe, no Centro da cidade (3/7), na Rua da Cidadania do Boqueirão e Rua da Cidadania do Fazendinha (4/7), no Armazém da Família Vila Sandra e nas festas julinas da Regional Bairro Novo e do Clube da Gente Boa Vista (5/7).
São oportunidades extras para se proteger contra os vírus respiratórios, que circulam com mais intensidade nos dias frios do inverno, e evitar o adoecimento, internações e óbitos por Influenza. De segunda a sexta, é possível se vacinar em 107 Unidades de Saúde da capital paranaense.
“A vacina Influenza pode não impedir que você pegue gripe, mas vai evitar que seja grave. Neste tempo frio, é a melhor proteção, principalmente para crianças e idosos, que são os mais vulneráveis”, alerta a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Segundo a secretária, tanto crianças como idosos frágeis dependem que familiares ou cuidadores os levem para se imunizar, o que demanda compromisso das famílias com a proteção. “Vacinar é cuidar”, reforça Filipak.
Cobertura vacinal
Desde que começou a imunização em Curitiba, em 1 de abril, foram aplicadas cerca de 468 mil doses da vacina contra a gripe na cidade. A cobertura vacinal de idosos, crianças e gestantes chegou a 51,25%, enquanto o desejado é atingir 90% do total previsto.
Veja onde buscar sua dose na primeira semana de julho
Quarta-feira – 2/7
Moradias Parque Iguaçu 3 – Rua Alexandre Glenski,1058 – Centro Comunitário – 14h às 16h (moradores).
Quinta-feira – 3/7
Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe – Praça Senador Correia, 128 – Centro – 8h30 às 16h (aberto a toda população).
Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) – Rua Prof. João Argemiro Loyola, 74 – Seminário – das 9h às 16h (para profissionais de saúde).
Sexta-feira - 4/7
Rua da Cidadania do Boqueirão – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – 9h às 13h (aberto a toda população).
Aniversário de 29 anos da Rua da Cidadania do Fazendinha – R. Carlos Klemtz, 1700 – 14h às 17h (aberto a toda população).
Sábado - 5/7
Armazém da Família Vila Sandra – R. Robert Redzimski, 1157 – 9h às 14h (aberto a toda população).
Festa Julina da Regional Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700 – 14h às 18h (aberto a toda população).
Festa Julina do Clube da Gente Boa Vista – R. Joaquim da Costa Ribeiro, 319 – Bairro Alto – 9h às 15h (aberto a toda população).