Cento e quarenta e mil alunos da rede municipal de ensino voltarão às aulas na próxima semana, mas os preparativos para recebê-los começaram nesta segunda-feira (9), com o início das atividades dos profissionais da área. O planejamento das ações aconteceu simultaneamente em todas as 184 escolas municipais e nos 199 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Foi um dia todo de muito trabalho com as equipes organizadas para limpar e organizar salas de aula e de atividades, preparar os brinquedos e espaços de aprendizagem, além de discutir e preparar o planejamento das ações que serão desenvolvidas no período de 19 de fevereiro a 18 de dezembro, previsto no calendário escolar de 2015.
Na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, a equipe de mais de 50 funcionários – entre professoras, pedagogas, secretárias escolares, equipes de limpeza e outros servidores – foi recepcionada pela diretora Alessandra Dalla Beneta. “É um momento especial para nós, que reencontramos colegas e recebemos com uma boa acolhida as novas integrantes da equipe”, disse Alessandra.
Duas novas professoras integrarão a equipe da escola neste ano, vindas transferidas de outras unidades da rede. “Este tempo para organização e planejamento do trabalho anual é fundamental para nos prepararmos e recebermos bem e motivados os nossos estudantes”, disse Alessandra.
A pauta de trabalho do dia incluiu a legislação de recursos humanos, distribuição de alunos nas salas, de turmas para os professores, regimento da escola e procedimentos e comunicados de rede.
Para a professora Greicy Kormann, nova na equipe da escola, a expectativa é de um ano muito produtivo. “Sinto o mesmo frio na barriga que sentia quando era uma estudante em reinício de aula. Estou curiosa para conhecer e trabalhar com meus alunos”, disse a professora, que trabalhava em outra escola da rede.
Limpeza
Para as equipes de limpeza, os dias que antecedem o retorno da criança é o momento da faxina geral, com limpeza dos pisos, organização dos armários e preparação dos brinquedos e materiais necessários aos trabalhos do ano. No Centro de Educação Infantil Nely Almeida, no Prado Velho, os brinquedos foram desinfetados e organizados. O trabalho das professoras de educação infantil e demais funcionárias da unidade começou com um animado café da manhã e seguiu durante todo o dia, com estudos e reflexões sobre as atividades que começam a ser desenvolvidas na próxima semana com 160 crianças.
“O momento é de acolhida, de incentivo ao trabalho de qualidade e de nos prepararmos da melhor forma para receber aqueles que justificam nossas ações, nossos meninos e meninas”, disse a diretora Daniela Stencel.
Por lá, o primeiro encontro de equipe também serviu para a discussão de questões administrativas, normativas e para o início do debate das orientações para estudo e planejamento das ações. O calendário escolar e os resultados dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de Curitiba também foram vistos no primeiro dia de trabalho das equipes.
Avanços
A professora de educação infantil Vânia Cintra vai assumir uma turma de maternal 3, com crianças de 3 a 4 anos, e diz que não vê a hora de recebê-los em sala. “Início de ano é uma delícia, todos com muita energia e boas expectativas. Será certamente um grande ano, depois de um período de grandes conquistas”, disse Vânia, mencionando o novo plano de carreira e as mudanças na carreira. Pela primeira vez, ela inicia o ano letivo como professora de educação infantil, e não mais como educadora – graças à mudança promovida pela Prefeitura no fim de 2014, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.
Vânia espera que a primeira semana de trabalho seja para provocar a reflexão sobre os resultados alcançados no último ano e preparar as ações futuras. “É importante para refletirmos coletivamente nossas práticas e planejar e avaliar que faremos ao longo do ano”, disse.
O planejamento segue ao longo de toda a semana, com a participação das equipes também na Semana de Estudos Pedagógicos, que acontecerá de terça a sexta-feira, reunindo os 18 mil profissionais da área e uma ampla programação de formação continuada.
As equipes vão se revezar entre as atividades com palestrantes, expoentes da educação, e a discussão coletiva no interior das unidades. Paralelamente ao estudo e reflexão dos profissionais, acontecem os serviços de matrículas e transferências escolares. Quem ainda precisa matricular ou pegar documentação sobre o histórico escolar precisa procurar a escola próxima de casa, de origem da criança ou os núcleos de educação.