Ir para o conteúdo
Em obras

Profissionais da Educação de Curitiba terão Centro de Treinamento de Brigadistas

Obras do Centro de Treinamento de Brigadistas do Boqueirão.. Na imagem, Leonídio Pereira; Alessandro Presznhuk; Maria Cristina Brandalise; Rose Cristina Silva; e Laertes Fanchin. Salécio Arent. Curitiba, 26/01/2026 Foto: Levy Ferreira/SECOM

A Secretaria Municipal de Educação (SME) terá um Centro de Treinamento de Brigadistas para capacitação dos profissionais que atuam em situações de emergência, como em combate a incêndios, com retirada de pessoas do local e realização de primeiros socorros.

O centro de treinamento está sendo construído no bairro Alto Boqueirão pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), em um terreno do município na Rua Pedro Ramos de Oliveira que passou por reintegração de posse, e vai ocupar uma área de 658,92 m².

O local terá toda estrutura necessária para oferecer cenários realistas e simuladores avançados, capacitando equipes com teoria e prática em conformidade com as normas de segurança vigentes. A previsão é de que as obras sejam concluídas em maio deste ano.


Prevenção e cuidado com a vida

De acordo com Maria Cristina Brandalise, diretora de Projetos Especiais e Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Educação (SME), o centro de treinamento será fundamental para a secretaria garantir a segurança e os procedimentos de prevenção e cuidado com a vida.

Desde 2005, a Prefeitura promove o programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir, com repasse de conteúdos de Defesa Civil e protocolos de autoproteção e proteção coletiva, além do plano de preparação para as emergências locais nas escolas e nos CMEIs. 

"Esse Centro de Treinamento para Brigadistas tem uma importância muito grande no que se refere à segurança das nossas unidades. Os nossos profissionais precisam cada vez mais saber os protocolos que devem ser usados nas situações de emergência, como em combate a incêndio e situações que exigem primeiros socorros”, disse.

OUÇA AQUI
Maria Cristina Brandalise, diretora de Projetos Especiais e Tecnologia da Informação da SME.

No preview available
No preview available


A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) torna obrigatória a capacitação anual em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e estabelecimentos de recreação infantil, visando prepará-los para agir em emergências com crianças, como engasgos, paradas cardíacas e outras situações críticas. O menino Lucas Begalli, que dá nome à lei, morreu por asfixia durante um passeio escolar. 

Preparados para emergências

Mesmo sem ter um local específico para treinar as equipes, as unidades da SME executam semestralmente os protocolos de abandono ou permanência nas unidades como uma rotina de prevenção.

“Todos os profissionais devem estar preparados para atender situações de emergência e por isso eles passam pelo curso de brigadistas. No ano passado tivemos dez turmas no curso de brigada, com 16 horas de formação em primeiros socorros e combate a princípios de incêndio. Com o Centro de Brigadistas, eles vão aprender exercícios importantíssimos para que saibam atuar na eventualidade de casos reais”, prevê Brandalise.

Infraestrutura completa

A sede do Centro de Treinamento de Brigadistas do Boqueirão contará com área de administração, auditório, copa, banheiros com chuveiros, lavanderia, central de gás, salas, pista de obstáculos e pátio com área de treinamento, casa de fumaça (estrutura que reproduz ambientes reais de incêndio com fumaça artificial) e estacionamento.

Moradores aplaudem iniciativa

Vizinho do Centro de Treinamento de Brigadistas, Larte Fanchin saudou a chegada do complexo como sinal dos novos tempos.

“Ocorreram muitos problemas aqui no passado, primeiro com uma instituição religiosa que funcionava aqui ilegalmente e depois com o abandono o local foi invadido por usuários de drogas. Com o apoio da Regional Boqueirão, nós lutamos muito para resolver este problema”, disse Fanchin, que mora na região há 37 anos.

Para o morador, a maior alegria foi ver o movimento das equipes para a construção de órgão municipal, que fará bom uso da área.

“Foi com imensa satisfação que eu vi que começou a construção aqui. Para nós aqui do bairro, é uma coisa muito boa, vai valorizar a região. A gente só pode agradecer à Prefeitura, ao Eduardo (Pimentel, prefeito) e ao (Rafael) Greca (ex-prefeito)”, disse.

OUÇA AQUI
Laertes Fanchin, morador.

No preview available
No preview available


Para Salécio Arent, outra liderança da região, a chegada do Centro de Treinamento de Brigadistas será muito importante para a região. Ele citou que na época em que o espaço estava ocioso ocorriam muitos assaltos na região.

“A gente tem que parabenizar o nosso governo, sobretudo a Prefeitura, nessa iniciativa aqui. Para nós é bem-vindo este Centro de Treinamento que vai trazer mais segurança para região”, disse Salécio.

OUÇA AQUI
Salécio Arent, morador.

No preview available
No preview available


Fala Curitiba

Os moradores podem fazer solicitações de obras à Prefeitura pelo programa de consultas públicas Fala Curitiba, que ocorre entre março e agosto de cada ano, com etapas abertas à participação para definir prioridades dos 75 bairros da capital.

As primeiras fases ocorrem pelo Fala Móvel e internet. Depois, são realizadas as reuniões presenciais nos bairros que definem as prioridades comunitárias, que foram incluídas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).