Cerca de 260 professores da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (5/8), no Auditório da Rua da Cidadania Cajuru, de palestras preventivas sobre saúde da voz. A atividade organizada em dois períodos faz parte do programa Saúde Vocal, parceria entre as secretarias de Administração e de Gestão de Pessoal e da Educação.
Pela primeira vez, o programa é desenvolvido de forma descentralizada. Serão dez encontros em cinco datas para 1.900 professores que fazem uso da voz de forma habitual e permanente. Se alguém foi chamado e não pode comparecer tem a possibilidade de participar de uma das próximas datas (calendário abaixo).
Os dois grupos que tiveram a atividade nesta segunda-feira são formados por professores das regionais Cajuru e Boqueirão.
Menos tensões
A fonoaudióloga Milena Siqueira Aoki é uma das especialistas que estão percorrendo as regionais para levar conhecimento sobre a saúde da voz aos profissionais da educação. Ela demonstrou alguns movimentos que podem ser feitos pelos professores e que contribuem para a boa postura corporal.
“Tensão em excesso prejudica a voz. A voz presa pode ser resultado do corpo tenso”, declarou ao grupo. Além de movimentos como espreguiçar o corpo, outros para soltar ombros e os membros ela orientou a auto-massagem corporal.
A especialista sugeriu que alguns dos exercícios respiratórios podem ser feitos com os alunos. Ela ensinou ainda exercícios voltados à respiração diafragmática que podem ser praticados pelos professores ao deitar. “Se a voz fica melhor, vocês vão viver melhor”, disse ela.
O professor de Educação Física da Escola Rolândia, Marcio Fontoura dos Santos, aprovou a ideia de fazer alguns exercícios com as crianças. “Nós trabalhamos com a voz o dia todo. E a voz pode ter alterações ao longo do dia. Foi bom aprender os exercícios, cabe a cada um agora saber utilizar o que aprendeu”, disse o professor, que leciona há dez anos e trabalha na Prefeitura de Curitiba há sete anos.
A fonoaudióloga apontou ainda os sintomas que devem ser observados por todos, como crise alérgica, nódulo vocal, gripe, cansaço, refluxo gastroesofágico, dentre outros fatores que podem interferir na produção vocal. Ela ressaltou a importância do aquecimento para a voz.
A professora Renata Pereira Bernardino, da Escola Irati, ganhou novos conhecimentos sobre a voz. “Não sabia, por exemplo, que o relaxamento poderia ter relação com a voz. Tudo o que é preventivo conta e pode ser muito bom para nós”, disse ela que leciona desde 2008 e trabalha na Prefeitura há pouco mais de um ano.
Aprender, praticar e multiplicar
O chefe da medicina do trabalho, o médico José Carlos Martins da Silva, explicou aos participantes que o trabalho preventivo feito por especialistas da voz é parte do programa Saúde Vocal, desenvolvido pelo Departamento de Saúde Ocupacional.
“A prevenção é importante antes de o problema se instalar. É fundamental que aprendam, pratiquem e multipliquem esta informação. Mas se algum de vocês tiver algum problema de saúde vocal terão o atendimento garantido com exames e consultas necessários à recuperação, e ainda, quando indicada, a microcirurgia”, declarou.
O atendimento é garantido pelo ICS, o Instituto Curitiba de Saúde, e pago pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal. Mesmo quem não participa do plano de saúde do ICS tem direito ao atendimento, se houver necessidade.
O servidor que perceba a necessidade de participar das iniciativas do programa Saúde Vocal, deve solicitar a sua chefia o encaminhamento para o Serviço de Medicina Ocupacional. O telefone para mais informações é 3221.2079.
Próximas palestras sobre saúde vocal
Quarta-feira, 7 de agosto
Local: Auditório do Hospital do Idoso – Rua Lothário Boutim, 90 - Pinheirinho
Horário: das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h
Direcionado aos professores das regionais Tatuquara e Pinheirinho. Outros professores podem participar
Quarta-feira, 14 de agosto
Local: Auditório da Secretaria da Educação – Edifício Delta – Av. João Gualberto, 623 – 3º andar
Horário: das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h
Direcionado para os professores das regionais Santa Felicidade e Boa Vista. Outros professores podem participar
Terça-feira, 20 de agosto
Local: Auditório da Regional CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 – Cidade Industrial
Horário: das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h
Direcionado para os professores das regionais Bairro Novo e CIC. Outros professores podem participar