Um grupo de 13 profissionais da rede municipal de ensino embarca para a Finlândia no dia 16 de novembro. Eles vão participar de um intercâmbio na Universidade da Finlândia, de 17 a 23 de novembro.
A viagem do grupo faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal da Educação e os finlandeses, firmado em setembro de 2017. O objetivo é o intercâmbio de profissionais e ações de formação voltadas a professores.
Em maio do ano passado, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e o assessor municipal de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, participaram de visitas técnicas a universidades e escolas na Finlândia e na Holanda, pois os finlandeses têm interesse no modelo curitibano de formação de professores, o Veredas Formativas.
“Para nós é motivo de muito orgulho esse interesse dos finlandeses. O país que é referência em educação no mundo quer saber como Curitiba forma seus professores”, afirma Maria Sílvia.
Lançado em 2018, o Veredas permite que cada profissional escolha como fazer a formação continuada. “Cada um deve fazer seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, explica a secretária.
Leia mais
Ideias
A professora Katianny Bortolan Corrêa, da Escola Municipal CEI Augusto César Sandino (Santa Cândida), é uma das integrantes do grupo de intercambistas. “A expectativa é conhecer as formas de ensino deles e trazer novas ideias para nosso dia a dia”, conta. “Espero conhecer estratégias que possam também ser usadas aqui”, completa Katianny, que está há 7 anos na rede municipal de ensino.
O custo da viagem, organizada pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional da secretaria, será pago pela Prefeitura de Curitiba. A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, acompanhará os professores nessa proposta formativa.