Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Universidade de experientes

Professora aposentada é a primeira aluna da universidade da pessoa idosa

Aula Inaugural da Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Curitiba, 30/10/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

A professora de Educação Infantil aposentada Maria da Conceição Ferraz de Carvalho é a primeira aluna de Curitiba inscrita na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). Ela assegurou uma das 40 vagas da primeira turma da cidade nesta quinta-feira (30/10), na Rua da Cidadania do Bairro Novo, durante a solenidade de instalação seguida de aula inaugural do novo serviço para o público 60+. O evento foi marcado por muita descontração, música e interatividade.

Pertencente às antigas gerações de professores de Educação Infantil, das quais era exigida apenas a formação de nível médio em Magistério, Maria tem 68 anos e nunca frequentou uma faculdade. Agora, conta, vai realizar o sonho de continuar estudando. “É um projeto maravilhoso e estou muito feliz. Quero estar sempre aprendendo e nunca ficar parada, vendo tevê ou deitada. Isso tudo é para nós, os idosos, que não somos velhos: somos experientes”, frisou.

Paraibana de João Pessoa, ela chegou a Curitiba com as quatro filhas há 23 anos e não pretende voltar para a cidade natal. “Nem o frio, que eu não gosto, me tira daqui. Amo essa cidade, com frio e com tudo”, garante.

OUÇA AQUI 
Maria da Conceição Ferraz de Carvalho, professora de Educação Infantil aposentada

No preview available
No preview available
No preview available

Quem também gostou da proposta da universidade dos experientes foi a técnica em saúde bucal aposentada Clara Maria Renaud Klug, de 75 anos, e que há 50 chegou de União da Vitória, sul do Paraná. “Tenho interesse em cursar porque tenho sede de conhecimento. Estou sempre fazendo alguma coisa diferente. Além disso, o convívio é importante. Se a gente se isola, as doenças aparecem”, explica.

OUÇA AQUI 
Clara Maria Renaud Klug, técnica em saúde bucal aposentada

No preview available
No preview available
No preview available

Proposta e descentralização

A Unapi é fruto da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SMDH) e das secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para materializar um dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa: o acesso à educação. A metodologia é da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A iniciativa também atende aos pedidos de atividades para idosos registrados na consulta pública Fala Curitiba, aberta anualmente pela Prefeitura.

A secretária da SMDH, Amália Tortato, deu as boas-vindas às idosas e aos idosos que foram para conhecer a proposta e se matricular. “Fazer crochê e cuidar das plantas não são mais as únicas alternativas para vocês, aposentados. Vocês também podem e devem ficar conectados com os assuntos do momento, aprender e, ao mesmo tempo, se divertir e exercitar o corpo e a mente, aqui na Unapi”, disse. Ela também destacou a inovação como um incremento aos diferenciais que levaram Curitiba a integrar a rede global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A atenção a esse segmento é uma prioridade da gestão do prefeito Eduardo Pimentel”, disse.

Amália também anunciou a abertura das próximas duas turmas – uma na Regional Boa Vista e outra na Regional Cajuru – em novembro. “A ideia é descentralizar, levar a sala de aula para perto dos alunos”, completou. A secretária estava acompanhada do coordenador da proposta pedagógica, Sebastião Cavalcanti Neto; da representante da Semipi, Janaína Rodrigues; do presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma; e da administradora regional do Bairro Novo, Veridiana Maranho.

Calendário e conteúdos

A princípio, no Bairro Novo, vai funcionar uma turma com 40 vagas. As aulas começam na próxima terça-feira (4/11), no Centro Regional de Assistência Social (Cras), em frente à Rua da Cidadania. “Se houver demanda, poderemos ter uma nova turma”, observa a diretora do Departamento da Pessoa Idosa da SMDH, Luciana Faria. O mesmo deve acontecer nas próximas Regionais a sediar a proposta da Unapi.

Os conteúdos serão apresentados por videoaulas e também aulas presenciais, organizados em cinco eixos: Cultura e Lazer, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Consciência Ambiental e Interação Social e Participação Comunitária. De acordo com cada eixo, os alunos serão apresentados a assuntos como artes plásticas, música, valorização da pessoa idosa e mundo do trabalho, entre outros.

As aulas acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, até o final do ano seguinte. Ao todo, serão 512 horas/aula, contando a carga prevista para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser feito em grupo. Os alunos que alcançarem 75% de frequência e participarem do TCC, receberão certificados de conclusão validados pela Unespar, durante cerimônia de formatura.

Serviço

Ainda há vagas para a turma da Unapi do Bairro Novo.
A inscrição e a frequência são grátis e não precisa comprovação de escolaridade.
Para se inscrever, os interessados devem procurar o Cras (Rua Tijucas do Sul, 1691) e apresentar documento de identificação e comprovante de endereço.