A professora de Educação Infantil aposentada Maria da Conceição Ferraz de Carvalho é a primeira aluna de Curitiba inscrita na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). Ela assegurou uma das 40 vagas da primeira turma da cidade nesta quinta-feira (30/10), na Rua da Cidadania do Bairro Novo, durante a solenidade de instalação seguida de aula inaugural do novo serviço para o público 60+. O evento foi marcado por muita descontração, música e interatividade.
Pertencente às antigas gerações de professores de Educação Infantil, das quais era exigida apenas a formação de nível médio em Magistério, Maria tem 68 anos e nunca frequentou uma faculdade. Agora, conta, vai realizar o sonho de continuar estudando. “É um projeto maravilhoso e estou muito feliz. Quero estar sempre aprendendo e nunca ficar parada, vendo tevê ou deitada. Isso tudo é para nós, os idosos, que não somos velhos: somos experientes”, frisou.
Paraibana de João Pessoa, ela chegou a Curitiba com as quatro filhas há 23 anos e não pretende voltar para a cidade natal. “Nem o frio, que eu não gosto, me tira daqui. Amo essa cidade, com frio e com tudo”, garante.
OUÇA AQUI
Maria da Conceição Ferraz de Carvalho, professora de Educação Infantil aposentada
Quem também gostou da proposta da universidade dos experientes foi a técnica em saúde bucal aposentada Clara Maria Renaud Klug, de 75 anos, e que há 50 chegou de União da Vitória, sul do Paraná. “Tenho interesse em cursar porque tenho sede de conhecimento. Estou sempre fazendo alguma coisa diferente. Além disso, o convívio é importante. Se a gente se isola, as doenças aparecem”, explica.
OUÇA AQUI
Clara Maria Renaud Klug, técnica em saúde bucal aposentada
Proposta e descentralização
A Unapi é fruto da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SMDH) e das secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para materializar um dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa: o acesso à educação. A metodologia é da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A iniciativa também atende aos pedidos de atividades para idosos registrados na consulta pública Fala Curitiba, aberta anualmente pela Prefeitura.
A secretária da SMDH, Amália Tortato, deu as boas-vindas às idosas e aos idosos que foram para conhecer a proposta e se matricular. “Fazer crochê e cuidar das plantas não são mais as únicas alternativas para vocês, aposentados. Vocês também podem e devem ficar conectados com os assuntos do momento, aprender e, ao mesmo tempo, se divertir e exercitar o corpo e a mente, aqui na Unapi”, disse. Ela também destacou a inovação como um incremento aos diferenciais que levaram Curitiba a integrar a rede global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A atenção a esse segmento é uma prioridade da gestão do prefeito Eduardo Pimentel”, disse.
Amália também anunciou a abertura das próximas duas turmas – uma na Regional Boa Vista e outra na Regional Cajuru – em novembro. “A ideia é descentralizar, levar a sala de aula para perto dos alunos”, completou. A secretária estava acompanhada do coordenador da proposta pedagógica, Sebastião Cavalcanti Neto; da representante da Semipi, Janaína Rodrigues; do presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma; e da administradora regional do Bairro Novo, Veridiana Maranho.
Calendário e conteúdos
A princípio, no Bairro Novo, vai funcionar uma turma com 40 vagas. As aulas começam na próxima terça-feira (4/11), no Centro Regional de Assistência Social (Cras), em frente à Rua da Cidadania. “Se houver demanda, poderemos ter uma nova turma”, observa a diretora do Departamento da Pessoa Idosa da SMDH, Luciana Faria. O mesmo deve acontecer nas próximas Regionais a sediar a proposta da Unapi.
Os conteúdos serão apresentados por videoaulas e também aulas presenciais, organizados em cinco eixos: Cultura e Lazer, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Consciência Ambiental e Interação Social e Participação Comunitária. De acordo com cada eixo, os alunos serão apresentados a assuntos como artes plásticas, música, valorização da pessoa idosa e mundo do trabalho, entre outros.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, até o final do ano seguinte. Ao todo, serão 512 horas/aula, contando a carga prevista para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser feito em grupo. Os alunos que alcançarem 75% de frequência e participarem do TCC, receberão certificados de conclusão validados pela Unespar, durante cerimônia de formatura.
Serviço
Ainda há vagas para a turma da Unapi do Bairro Novo.
A inscrição e a frequência são grátis e não precisa comprovação de escolaridade.
Para se inscrever, os interessados devem procurar o Cras (Rua Tijucas do Sul, 1691) e apresentar documento de identificação e comprovante de endereço.