As unidades do Sine Móvel da Prefeitura de Curitiba já estão nas ruas nesta primeira semana útil de 2026 para ajudar quem procura emprego. O atendimento é das 9h às 15h. Veja os locais:
6/1 – Terça-feira
Rodoferroviária de Curitiba - Avenida Presidente Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
7/1 – Quarta-feira
Terminal Fazendinha - Rua Alfredo José Pinto, 1.900 - Fazendinha
8/1 – Quinta-feira
Terminal Pinheirinho - Av. Winston Churchill, 1.871- Capão Raso
9/1 – Sexta-feira
Terminal Santa Felicidade - Via Vêneto, 1.260 - Santa Felicidade
Desde o dia 21 de fevereiro de 2025, quando começou a funcionar, o Sine Móvel da Prefeitura de Curitiba já percorreu mais de 11 mil km para garantir que os serviços de intermediação de mão de obra cheguem cada vez mais perto da população. O Sine Móvel complementa o atendimento das dez unidades fixas do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Curitiba
As três vans do programa já passaram por 64 bairros da capital, ampliando o acesso a vagas de emprego, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e cursos de qualificação profissional.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em descentralizar o atendimento e oferecer mais oportunidades para quem busca recolocação no mercado de trabalho sem precisar se deslocar até as unidades fixas.
“O Sine Móvel é uma ferramenta essencial para aproximar o trabalhador das oportunidades. Nosso objetivo é tornar o acesso ao emprego mais simples e humano, indo até o trabalhador e garantindo que ninguém fique de fora por falta de informação ou deslocamento”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
O Sine Móvel oferece, gratuitamente, serviços como:
• Orientações sobre emissão e uso da Carteira de Trabalho Digital.
• Consulta e encaminhamento para vagas de emprego.
• Emissão da isenção no transporte coletivo aos trabalhadores que se enquadram no Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.
Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de trabalho (física ou digital).
Esperança de conseguir um trabalho
Danilo Inácio da Silva é auxiliar de cozinha e trabalha com carga e descarga. Uma semana depois de sair de um emprego já procurou o Sine Móvel que estava estacionado na Praça Osório, no Centro de Curitiba.
Ele diz que o Sine Móvel ajudou muito porque conseguiu ver uma possibilidade de trabalho enquanto resolvia outras questões no Centro. Saiu da conversa com indicação para uma vaga na parte de carga e descarga de uma empresa.
“Às vezes a gente chega na sede do Sine e está lotado, assim com a unidade móvel consegue desafogar. Saio daqui com indicação de um emprego e com muita esperança”, disse Danilo.