Ir para o conteúdo
banner

Operação Centro Seguro

Prisões por tráfico de drogas cresceram mais de cinco vezes na região central

Desde o início do ano 54 suspeitos foram presos e 183 ocorrências envolvendo substâncias ilícitas foram registradas

Guarda Municipal reforça ações contra tráfico de drogas no centro. Curitiba, 14/04/2026. Foto: Divulgação/GMC

A Guarda Municipal intensificou as ações contra o tráfico de drogas da operação Centro Seguro. De 1º de janeiro de 2026 até 12 de abril, 54 suspeitos por tráfico de drogas foram presos na área central, 440% a mais que no mesmo período de 2025, quando 10 pessoas foram detidas. 

O atendimento às ocorrências cresceu 161,4%, passou de 70 casos de janeiro a abril de 2025 para 183 no mesmo período deste ano.   

Os mais recentes episódios ocorreram nesta segunda-feira (13/4). Dois suspeitos foram presos em flagrante por tráfico na Praça Tiradentes e três na esquina das ruas João Negrão com a André Barros, onde as câmeras da Muralha Digital registraram flagrante de venda de drogas.    

João Negrão x André de Barros

As equipes foram acionadas pelo Centro de Operações da Guarda Municipal (COP-GM) para averiguar a presença de três homens na esquina das ruas João Negrão com a André de Barros, onde câmeras da Muralha Digital captaram imagens de comercialização de entorpecentes. Durante a abordagem, os três foram revistados e identificados. 

Com base nas informações repassadas pela equipe de monitoramento e com apoio do cão farejador do Grupo de Cães da GM, os agentes localizaram drogas escondidas dentro de um colchão onde os homens estavam sentados e na estrutura de um estabelecimento comercial próximo ao local. 

Foram apreendidos pinos de substância análoga à cocaína e porções de crack e de maconha. Com base no acompanhamento das câmeras, um dos abordados foi apontado como responsável pela venda dos entorpecentes e encaminhado à Central de Flagrantes. Com ele, os agentes também encontraram dinheiro em espécie. 

Praça Tiradentes

Na Tiradentes, uma equipe flagrou uma mulher conversando com um homem e realizando troca de objetos. Ao perceberem a aproximação da equipe da GM,os dois se separaram rapidamente, tentando dissimular a ação e fugiram.

A equipe conseguiu realizar o cerco ao suspeito na Rua Cândido Leão, na área central. Durante a fuga, ele jogou um objeto no chão, que continha porções de substâncias análogas à cocaína e ao crack. Com o homem também foi encontrado dinheiro. Ele foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. A mulher conseguiu fugir.