A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba comemora o índice de 89,5% de vacinação do público entre 9 e 14 anos contra o HPV. Historicamente, esse imunizante tem baixa cobertura vacinal e esta é a primeira vez que a cidade está prestes a atingir os 90% de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde. Em 2024, por exemplo, Curitiba atingiu 66,4% de imunização contra o HPV.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a estratégia de levar a vacina até as escolas e a busca ativa dos faltosos contribuíram para atingir os índices recomendados.
“Nossas equipes estão atentas para cumprir o que está definido no calendário nacional de imunização e proteger nossas crianças e adolescentes contra doenças sérias. Vacinar é cuidar!”, reforça Tatiane Filipak.
A vacina contra o HPV é a única que protege contra vários tipos de câncer. O Papilomavírus Humano (HPV na sigla em inglês) é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. Na maioria das pessoas, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas e, em alguns casos, pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais de adoecimento.
Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas são contaminadas com este vírus em algum momento da vida. A vacinação na infância, para meninos e meninas, evita a contaminação antes do início da vida sexual, prevenindo o adoecimento na vida adulta.
Ampliação de público
Desde março deste ano, o Ministério da Saúde (MS) decidiu ampliar a oferta da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que não se vacinaram na idade preconizada, público considerado como faltoso à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano. A medida é temporária e está disponível até dezembro deste ano.
Em Curitiba, são cerca de 21 mil jovens na faixa etária que têm direito à vacinação extraordinária contra o HPV. Entre março e agosto, a SMS aplicou pouco mais de mil doses nessa estratégia, atingindo 5% do público alvo.
“É uma oportunidade única para proteger os jovens entre 15 e 19 anos pelo SUS. Reforço a importância desse imunizante e peço às famílias que busquem uma das 107 unidades de saúde para atualizar seu calendário vacinal”, declara a secretária Tatiane Filipak.
Onde vacinar
Todas as vacinas do calendário nacional de imunização estão disponíveis em 107 Unidades de Saúde de Curitiba. Para saber quais são as vacinas disponíveis, os horários e locais de aplicação basta consultar o site Imuniza Já Curitiba.
Nas escolas, as equipes da Saúde analisam a carteira vacinal dos alunos matriculados e informam aos pais as doses pendentes. Se houver a autorização formal dos pais para a aplicação, os alunos são imunizados durante o período de aulas.