Medidas rigorosas de proteção do servidor e do cidadão foram adotadas desde março pela Prefeitura de Curitiba para o enfrentamento ao novo coronavírus. Todas as ações são orientadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Rigor na limpeza, sanitização das unidades municipais, reforço no atendimento on-line, por telefone ou site, dispensa dos servidores que fazem parte dos grupos de risco para a doença, redução do número de servidores trabalhando num mesmo espaço, exigência do uso de máscaras, disponibilidade do álcool em gel para servidores e população nos locais onde há atendimento presencial estão entre as medidas.
Todas as medidas foram ajustadas ao longo dos dias, desde 16 de março, quando foi declarada situação de emergência em saúde pública em Curitiba, em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.
Assim como as unidades municipais têm que ter vários cuidados, as empresas contratadas pela Prefeitura de Curitiba e as organizações da sociedade civil parceiras do Município também são obrigadas a seguir a legislação municipal.
As regras para estas empresas e organizações fazem parte do Decreto 454 de 24 de março. Dentre as medidas está a obrigatoriedade de conscientizar seus empregados sobre os comportamentos para o enfrentamento à covid-19. “Se a empresa não adota esses cuidados pode ser notificada e responsabilizada”, explica a superintendente de Administração, Alessandra Calado de Melo Paluski.
De acordo com o decreto, as empresas também devem intensificar a higienização das áreas com maior fluxo de pessoas e superfícies como maçanetas, corrimões, elevadores, torneiras, válvulas de descarga.
Também devem promover campanhas internas de conscientização dos riscos e das medidas de prevenção para enfrentamento da emergência de saúde pública que afeta a todos. E ainda afastar os empregados que estão no grupo de maior risco para a doença.
Cuidados com os carros e seus passageiros
Foi o que fez a empresa Cotrans, responsável pelo serviço de transporte da Prefeitura de Curitiba. São cerca de 580 condutores ativos e aproximadamente 650 veículos.
“Nossa primeira medida foi o afastamento dos empregados a partir dos 60 anos de idade e os do grupo de risco. Também passamos a oferecer álcool em gel. O frasco que fica nos carros é reabastecido semanalmente. Nossos motoristas fazem a higienização dos veículos a cada atendimento. Nós disponibilizamos compressores elétricos para a aplicação de álcool líquido a 70% ou água sanitária”, explica o diretor Administrativo e de Recursos Humanos da empresa, Daniel de Souza Leite.
Ele destaca que o cuidado é maior com os carros que atendem os servidores da Saúde, Fundação de Ação Social e Defesa Social.
Os motoristas receberam máscaras de tecido e máscaras-escudo.
De acordo com o diretor, os profissionais foram treinados e receberam uma cartilha com informações sobre a doença e os cuidados que todos devem ter. Também foram encaminhadas circulares de orientação por meio de grupos de whatsapp da empresa.