Ir para o conteúdo
Habitação

Presidente da Cohab visita Vila Joanita e debate caminhos para regularização da área

Equipe da Cohab, Regional Cajuru e representante do Gabinete do Prefeito realizaram visita à Vila Joanita, no Bairro Alto, nesta sexta-feira (13). Curitiba, 13/02/2026. Foto: Rafael Silva / Cohab.

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú, esteve nesta sexta-feira (13/2) na Vila Joanita, localizada no bairro do Tarumã, para ouvir as demandas dos moradores e debater as possibilidades de regularização da área.

Ele foi recebido na Associação de Moradores pela presidente Júnia Celli Costa Silva, que apresentou as solicitações da comunidade. André garantiu que todas as decisões referentes à área contarão com a participação de todos os envolvidos. Também garantiu que sabe que a regularização da Vila Joanita é complexa, pois envolve não apenas as 400 famílias da área, mas também pelo local ser o ponto de encontro dos rios Bacacheri e Atuba, cujas bacias precisam ser recuperadas e revitalizadas. 

“Vamos utilizar todo o corpo técnico da Cohab, junto com outros órgãos como o Ippuc, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a de Obras, para construirmos soluções definitivas”, afirmou o presidente.

Comunidade participando das decisões

Júnia falou do desejo da comunidade de permanecer no local e ter a vila definitivamente regularizada e apontou áreas próximas que podem ser utilizadas pelo município para realocar as famílias que realmente precisarem. “Ficamos felizes de o presidente vir aqui e nos ouvir. A comunidade quer participar de todas as decisões e resolver nossos problemas”, afirmou a liderança.

Também participaram do encontro o promotor de Justiça do Estado do Paraná, Robertson Fonseca de Azevedo, e o arquiteto e urbanista Alexandre Pedrozo, professor da FAE Centro Universitário. Eles apresentaram plantas arquitetônicas e maquetes da área e trouxeram contribuições ao debate. Falaram das possibilidades do uso de áreas pertencentes ao Estado e particulares nas redondezas para moradia popular e também da intervenção que for feita na área respeitar as pessoas que lá habitam e a preservação ambiental. “A área tem um potencial enorme e a solução é de longo prazo, mas fazendo uma parceria entre diversos órgãos, podemos atender o que há de mais urgente e ir avançando nas demandas da comunidade, sempre de acordo com a legislação”, afirmou o promotor.

Em seguida, André Baú e os demais participantes do encontro caminharam pelas ruas da Vila Joanita para fazer uma avaliação da situação e começar a traçar os próximos passos dos projetos relacionados àquela área.

Presenças

Estiveram na reunião o assessor especial de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Curitiba, Gabriel Assunção; os diretores da Cohab, Meiri Morezzi e Raphael Wotkoski, além de representantes da administração regional do Cajuru, técnicos da Cohab e moradores da região.