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Segurança no Trânsito

Prefeitura vai instalar 'tartarugas' para reduzir acidentes

A Prefeitura de Curitiba vai voltar a instalar tartarugas nos cruzamentos com ruas preferenciais, para obrigar os veículos a pararem. Na imagem, cruzamento das ruas a Desembargador Motta com Princesa Isabel. Curitiba, 16/05/2012 Foto: Jaelson Lucas/SMCS

A Prefeitura de Curitiba vai voltar a instalar tartarugas nos cruzamentos com ruas preferenciais, para obrigar os veículos a pararem. O objetivo da medida é diminuir os acidentes nessas vias.  A instalação dos equipamentos de sinalização de trânsito deve começar em uma semana.

Desde o ano passado, seguindo uma resolução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as tartarugas foram retiradas dos cruzamentos. No entendimento do Denatran, as tartarugas não podem ser usadas como dispositivos de redução de velocidade. Em reunião nesta terça-feira (15), no Ministério Público, o secretário de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo, defendeu o retorno da utilização das tartarugas nos cruzamentos.

Araújo defende a instalação dos tachões horizontais como medida de segurança, uma vez que os dispositivos não têm a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos e sim obrigá-los a parar nos cruzamentos. "Depois que esses dispositivos foram retirados, aconteceram vários acidentes graves, inclusive com capotamentos. As pessoas passavam direto nos cruzamentos. Os promotores entenderam a necessidade e vamos fazer testes para ver se os acidentes vão diminuir", explicou Marcelo Araújo.

Locais - Foram selecionados quatro cruzamentos que mais tiveram acidentes para a instalação das tartarugas. Na Alameda Princesa Izabel com a Presidente Taunay; na Alameda Júlia da Costa com a Desembargador Motta, na Desembargador Motta com a Princesa Isabel, e no cruzamento da Santa Madalena Sofia Barat com a José Zgoda, na saída da trincheira do Bairro Alto.

Todos os cruzamentos estão devidamente sinalizados, com placas de PARE e pinturas reforçadas no asfalto. Mesmo assim, os motoristas desrespeitam a preferencial provocando acidentes. As tartarugas serão instaladas para um período de testes, de 30 a 40 dias, para ver se diminui a quantidade de colisões nesses locais.

"Com esses dispositivos vamos obrigar os carros a parar. Podem acontecer acidentes, mas acreditamos que serão menos graves, pois o motorista será obrigado a parar e arrancar novamente", explicou Marcelo Araújo.

Acidentes - Comerciantes que trabalham perto do cruzamento da Princesa Izabel com a Presidente Taunay afirmam que os acidentes são constantes na região.

"Ontem à noite mesmo teve um acidente bem feio aqui. Nenhum motorista respeita a placa de pare. Acredito que com a volta das tartarugas vai diminuir o número de acidentes", disse Rosimeire Aquino, que trabalha em uma panificadora em frente ao cruzamento.

"Aqui tem acidente direto. Já vi até capotamento, o carro foi parar quase dentro da panificadora", afirmou Claudia Cristina. O muro em frente ao estabelecimento precisou ser refeito duas vezes.

Segundo o secretário de Trânsito, a criação de novos binários na cidade, como os do Anel Viário com boa pavimentação e ruas no mesmo sentido, acabam tirando a atenção dos motoristas para as placas de preferencial.

"Concordamos com o Denatran que tachas, tachões e até “tartarugas”  não devem ser usadas de forma transversal para reduzir a velocidade, por exemplo, no meio de quadras ou ao longo das vias, mas nos cruzamentos sua finalidade não é reduzir e sim impor a obediência ao sinal de PARE", definiu Marcelo Araújo.