O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta sexta-feira (30/7), que Curitiba terá uma Escola de Turismo para capacitação de profissionais e empreendedores do setor da capital e Região Metropolitana. O projeto é uma parceria entre o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e deve ser inaugurado em 27 de setembro, no Dia Mundial do Turismo.
“No ano 2000, lancei, como Ministro do Turismo, o programa Meu Negócio é o Turismo, que tinha como objetivo transformar o Brasil em uma grande escola do setor. Agora, nós reeditamos essa ideia para usarmos na nossa Escola de Turismo. O projeto está pronto. Turismo é inovação e queremos que essa escola seja também uma estratégia de retomada para o setor, com a geração de novos empregos”, disse Greca.
A Escola de Turismo de Curitiba vai ofertar cursos técnicos e livres, oficinas e palestras para trabalhadores de hotéis e restaurantes, guias, taxistas e motoristas de aplicativos, dentre outros, além de empreendedores e donos de estabelecimentos que atendem turistas.
Espaços como a Casa Culpi, o Memorial de Curitiba, o Memorial Paranista, o Mercado Municipal Gourmet e a Fazenda Urbana devem ser usados pela Escola de Turismo.
Para o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, a escola vai trazer a oportunidade de preparação técnica, desenvolvimento de competências e de conhecimento de mercado de turismo. “A ideia é que os alunos tenham suporte para conquistar espaço no setor, tanto como trabalhador como empreendedor ou ainda dar prosseguimento aos seus estudos na área”, diz.
A ideia é que a Escola de Turismo de Curitiba estabeleça parcerias com entidades como Sebrae e Senac e também com o setor privado e representantes do terceiro setor, como organizações não governamentais.
Destino Inteligente
Curitiba é um polo de turismo que se profissionalizou muito nos últimos anos, segundo Tatiana Turra, presidente do IMT. “O projeto vem para criar um ambiente de inovação e de impulso ainda maior para o setor”, diz ela.
Em abril deste ano, Curitiba foi um dos dez municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério do Turismo (MTur) como Destino Turístico Inteligente (DTI). Esses locais vão receber investimentos e participar do programa que vai transformar cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras e únicas aos visitantes.
Curitiba recebeu, em 2019, 5,8 milhões de turistas. A cidade é o terceiro destino brasileiro de turismo de Negócios entre os estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio.
Também participaram da reunião o diretor da Escola de Administração Pública do Imap, Dario Paixão, e Marcos Saito, do departamento de Turismo e Artesanato do IMT.