Ir para o conteúdo
Obras nos bairros

Prefeitura recupera pavimento de 907 metros de ruas de bairros da Regional Boa Vista

Prefeitura recupera pavimento de 907 metros de ruas de bairros da Regional Boa Vista. - Na imagem, Rua Pedro Eloy de Souza. Curitiba, 09/02/2026. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Prefeitura de Curitiba iniciou nos últimos dias a recuperação do pavimento de seis ruas dos bairros da Regional Boa Vista. Juntas, as intervenções realizadas por esquipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) somam 907 metros e impactam os bairros Atuba, Bairro Alto e Bacacheri.

Desde 2025, a Prefeitura já fez 334 intervenções de pavimentação e tem outras 30 em andamento, que somam 208,2 quilômetros de asfalto novo, distância equivalente ao trajeto entre Curitiba e Pomerode, em Santa Catarina.

Grande parte dessas obras foi solicitada pela população por meio do programa de consultas públicas Fala Curitiba. As ações fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos até 2028.

O fim dos remendos

Na Rua Alterosa, no Bairro Alto, foi feita a aplicação da primeira camada de asfalto ao longo de 115 metros, a partir da Rua Rio Pelotas até o final da rua. As obras trouxeram alegria para os moradores que há muito esperavam pelo benefício, como Sérgio Dal Prá.

“Eu moro há 27 anos nesta rua e a situação do pavimento aqui era precária. Tinha até dificuldade de sair com o carro. Já são mais de 50 anos que esse asfalto estava aqui, foram feitas restaurações e estava cada dia pior. Então a gente está muito satisfeito com a substituição desse asfalto”, comemorou o morador.

OUÇA AQUI
Sérgio Dal Prá, morador.




No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Para Moisés Eduardo Metring, que se criou na região, a vinda do asfalto é um benefício importante para os moradores.

“Eu sempre morei aqui e a nossa rua precisava muito desse cuidado. Teremos agora um asfalto de qualidade que trará melhoria na qualidade de vida de todos os moradores”, disse.

Quanta diferença!

Outro ponto da região, a Rua João Gotti, no bairro Atuba, teve 200 metros de extensão cobertos com asfalto, entre a Estrada da Graciosa até o final de rua.

Nesta segunda-feira (9/2), enquanto as equipes faziam a junção da cabeceira do pavimento com a Estrada da Graciosa, a dona Ivana Freitas comemorava a nova fase no bairro.

“Ficou muito bom. A rua era cheia de remendos. Em épocas de calor, o pavimento trabalhava, era instável. Agora ficou bem melhor. Nossa vida melhorou muito”, avaliou.

Veja as outras ruas da Regional Boa Vista que Prefeitura está fazendo reciclagem do pavimento:

  • Travessa Fantinato, 108 metros, entre a Estrada da Graciosa e a Rua Maria Marchiori Fantinato – Atuba;
  • Rua Maria Marchiori Fantinato, 149 metros – Atuba;
  • Rua Pedro Eloy de Souza, 150 metros, entre as ruas Visconde de Abaeté e Marques de Abrantes - Bairro Alto;
  • Rua Professor Jorge Leitner, 185 metros, entre as ruas Anita Ribas e Professor Lindolfo da Rocha Pombo, Bacacheri.

Como é feito o trabalho

A manutenção pelo método da reciclagem transforma o asfalto desgastado em pavimento novo e mais resistente. A técnica consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado como base para a nova pavimentação e aplicação de novas camadas de asfalto. A nova sinalização horizontal é realizada após a conclusão das camadas de asfalto.

Até que isso aconteça, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.