A Prefeitura de Curitiba iniciou nos últimos dias a recuperação do pavimento de seis ruas dos bairros da Regional Boa Vista. Juntas, as intervenções realizadas por esquipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) somam 907 metros e impactam os bairros Atuba, Bairro Alto e Bacacheri.
Desde 2025, a Prefeitura já fez 334 intervenções de pavimentação e tem outras 30 em andamento, que somam 208,2 quilômetros de asfalto novo, distância equivalente ao trajeto entre Curitiba e Pomerode, em Santa Catarina.
Grande parte dessas obras foi solicitada pela população por meio do programa de consultas públicas Fala Curitiba. As ações fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos até 2028.
O fim dos remendos
Na Rua Alterosa, no Bairro Alto, foi feita a aplicação da primeira camada de asfalto ao longo de 115 metros, a partir da Rua Rio Pelotas até o final da rua. As obras trouxeram alegria para os moradores que há muito esperavam pelo benefício, como Sérgio Dal Prá.
“Eu moro há 27 anos nesta rua e a situação do pavimento aqui era precária. Tinha até dificuldade de sair com o carro. Já são mais de 50 anos que esse asfalto estava aqui, foram feitas restaurações e estava cada dia pior. Então a gente está muito satisfeito com a substituição desse asfalto”, comemorou o morador.
OUÇA AQUI
Sérgio Dal Prá, morador.
Para Moisés Eduardo Metring, que se criou na região, a vinda do asfalto é um benefício importante para os moradores.
“Eu sempre morei aqui e a nossa rua precisava muito desse cuidado. Teremos agora um asfalto de qualidade que trará melhoria na qualidade de vida de todos os moradores”, disse.
Quanta diferença!
Outro ponto da região, a Rua João Gotti, no bairro Atuba, teve 200 metros de extensão cobertos com asfalto, entre a Estrada da Graciosa até o final de rua.
Nesta segunda-feira (9/2), enquanto as equipes faziam a junção da cabeceira do pavimento com a Estrada da Graciosa, a dona Ivana Freitas comemorava a nova fase no bairro.
“Ficou muito bom. A rua era cheia de remendos. Em épocas de calor, o pavimento trabalhava, era instável. Agora ficou bem melhor. Nossa vida melhorou muito”, avaliou.
Veja as outras ruas da Regional Boa Vista que Prefeitura está fazendo reciclagem do pavimento:
- Travessa Fantinato, 108 metros, entre a Estrada da Graciosa e a Rua Maria Marchiori Fantinato – Atuba;
- Rua Maria Marchiori Fantinato, 149 metros – Atuba;
- Rua Pedro Eloy de Souza, 150 metros, entre as ruas Visconde de Abaeté e Marques de Abrantes - Bairro Alto;
- Rua Professor Jorge Leitner, 185 metros, entre as ruas Anita Ribas e Professor Lindolfo da Rocha Pombo, Bacacheri.
Como é feito o trabalho
A manutenção pelo método da reciclagem transforma o asfalto desgastado em pavimento novo e mais resistente. A técnica consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado como base para a nova pavimentação e aplicação de novas camadas de asfalto. A nova sinalização horizontal é realizada após a conclusão das camadas de asfalto.
Até que isso aconteça, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.