Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Debate aberto

Prefeitura recebe sindicato para tratar de temas que afetam a vida funcional dos servidores

Reunião com integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc). Curitiba, 09/10/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Nesta quinta-feira (9/10), a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) deu continuidade ao debate sobre temas apresentados pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc).

A superintendente Silvia Cherubin, que conduziu a reunião ao lado do assessor da SMGP Willian Lubke, conversou sobre o auxílio para o transporte. Neste ano foi sancionada a lei que regulamenta o benefício concedido aos servidores da Prefeitura de Curitiba.

De acordo com a legislação, todos os servidores que residirem em um dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba terão direito ao benefício que assegura os créditos necessários ao deslocamento do trabalhador, mediante coparticipação equivalente a 6% sobre o vencimento básico (e demais verbas equiparadas), conforme previsto em lei municipal.  A Prefeitura paga o restante. Mais de 20,2 mil servidores recebem o vale-transporte mensalmente.

Eles também conversaram sobre o auxílio-refeição em dinheiro pago a parte dos servidores. O tema é objeto de estudo da SMGP no sentido de ampliar o grupo de servidores que recebem o benefício. Willian observou que a mudança implicaria em aumento de despesa, o que deve ser respeitado conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sobre o remanejamento de servidores, Silvia Cherubin destacou que as secretarias e órgãos têm autonomia administrativa para realizar o remanejamento de acordo com a necessidade, desde que garantido o atendimento à população.