A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta quinta-feira (21/8) propostas de seis empresas interessadas na execução das obras do Lote 2 – Pacote 2 do projeto Novo Inter 2. As obras previstas abrangem a requalificação de 8,8 quilômetros de 25 ruas nos bairros Capão Raso e Novo Mundo. Estão incluídos serviços de pavimentação, paisagismo, drenagem, acessibilidade e implantação de faixas exclusivas para ônibus.
O pacote inclui intervenções na Avenida Brasília e nas ruas Bôrtolo Gusso, José Gomes de Abreu, Hellen Keller, São Judas Tadeu, Prefeito Ambrósio Bini, Fernandes Vieira, Dante Luiz Junior, Delegado Naby Paraná, Pedro Américo, Pedro Bonat, João Bonat, Pedro Gusso, Luis Del Gobbo, Vereador Adeodato Volpi, Professor João Mazzarotto, João Marquesi, Tenente Miguel Afonso Ribeiro Cubas, Marechal Althayr Roszanniy, Santa Regina, Catarina Scott, Deputado Valdomiro Pedroso, André João Gasparin, Francisco Ader e Antônio Freitas Barbosa.
Haverá também abertura de novas vias, como nos trechos da André João Gasparin, entre o Mercado Municipal Capão Raso e a Avenida Brasília, e a conexão entre as ruas Pedro Gusso e Luis Del Gobbo. As obras incluem ainda correções geométricas em cruzamentos, drenagem pluvial e nova sinalização viária. A previsão de execução é de 18 meses após a ordem de serviço.
Após as intervenções, a configuração viária permitirá estabelecer ligações que integrarão bairros como Boqueirão e Xaxim (a leste) com Fazendinha e CIC (oeste), ampliando a mobilidade no eixo do Inter 2 e fortalecendo a conexão entre diferentes áreas da capital.
A concorrência, cujo valor das obras estimado em edital foi de R$ 99,1 milhões, segue o regime de empreitada por preço unitário, na modalidade Licitação Pública Nacional (LPN). Após a análise da documentação e julgamento das propostas, será definida a empresa responsável pelas intervenções.
Avanço da mobilidade
Parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, o projeto Novo Inter 2 prevê a modernização de mais de 38 quilômetros de vias por onde circula a segunda linha mais carregada no transporte público da cidade, que transporta diariamente cerca de 181 mil passageiros. O investimento total soma US$ 106,7 milhões em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da contrapartida municipal.