Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Processo participativo

Prefeitura recebe apoio técnico do mercado imobiliário e da construção para revisão do Plano Diretor

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário do Governo Municipal Marcelo Fachinello, a presidente do Ippuc, Ana Jayme e demais secretários, participa de reunião com o G11 para falar sobre a revisão do plano diretor. Curitiba, 08/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

A Prefeitura de Curitiba ganha mais um reforço no processo de revisão do Plano Diretor. Lideranças do G11 - grupo de instituições ligadas ao mercado imobiliário, da construção civil e engenharia - anunciaram, nesta terça-feira (8/7), a formação de um comitê técnico e a contratação de dois consultores para coordenar as discussões entre as entidades e contribuir com a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A formalização dessa nova frente de trabalho foi feita durante reunião entre o G-11 e o prefeito Eduardo Pimentel com os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo Municipal) e Almir Bonato (Urbanismo), a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; e a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme. 

O G-11 é formado por: Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Fecomércio, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PR), Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-PR), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR), Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Câmara de Valores Imobiliários do Paraná e Associação Comercial do Paraná (ACP). A preocupação das entidades é buscar qualificação técnica para poder colaborar de maneira mais efetiva com o processo de revisão do Plano Diretor. O prefeito agradeceu o apoio.

“Essa gestão preza pelo diálogo e pela construção coletiva. É com muita alegria que acolhemos mais essa participação ativa do G-11 nas discussões de diretrizes para a cidade”, avaliou.

Cronograma

Ana Jayme atualizou as lideranças sobre o cronograma das ações da revisão, como as oficinas técnicas e estratégicas que já foram realizadas com servidores municipais, academia, conselhos municipais, entre outros representantes da sociedade civil, além das agendas com o legislativo. Também mencionou as oficinas comunitárias que serão realizadas nas administrações regionais a partir de 15 de julho, sempre às terças e quintas, até 21 de agosto.

Com o G-11, também está programada uma oficina estratégica para leitura dos desafios preliminares e outros que possam ser identificamos durante as discussões. Antes disso, o comitê técnico do G-11 vai preparar uma análise inicial para embasar o encontro. “Cada entidade designou um ou dois profissionais para contribuir no trabalho coletivo de discutir como Curitiba vai avançar em projetos estruturantes para o futuro”, esclareceu João Carlos Perussolo, coordenador do G-11 e interlocutor do grupo, para estabelecer o cronograma de acompanhamento das oficinas e reuniões de acompanhamento da revisão do Plano Diretor. Oficinas estratégicas são um dos modelos de participação da sociedade civil nas discussões do Plano Diretor. Elas são realizadas com academia, conselhos municipais, entidades, organizações e movimentos sociais, além da Câmara de Vereadores. Há ainda as Oficinas Técnicas, que envolvem os próprios servidores da prefeitura e parceiros da região metropolitana.