A Prefeitura de Curitiba ganha mais um reforço no processo de revisão do Plano Diretor. Lideranças do G11 - grupo de instituições ligadas ao mercado imobiliário, da construção civil e engenharia - anunciaram, nesta terça-feira (8/7), a formação de um comitê técnico e a contratação de dois consultores para coordenar as discussões entre as entidades e contribuir com a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A formalização dessa nova frente de trabalho foi feita durante reunião entre o G-11 e o prefeito Eduardo Pimentel com os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo Municipal) e Almir Bonato (Urbanismo), a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; e a presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme.
O G-11 é formado por: Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Fecomércio, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PR), Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-PR), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR), Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Câmara de Valores Imobiliários do Paraná e Associação Comercial do Paraná (ACP). A preocupação das entidades é garantir qualificação técnica para avaliar as necessidades de desenvolvimento urbano sustentável da sociedade civil organizada. O prefeito agradeceu o apoio.
“Essa gestão preza pelo diálogo e pela construção coletiva. É com muita alegria que acolhemos mais essa participação ativa do G-11 nas discussões de diretrizes para a cidade”, avaliou.
Cronograma
Ana Jayme atualizou as lideranças sobre o cronograma das ações da revisão, como as oficinas técnicas e estratégicas que já foram realizadas com servidores municipais, academia, conselhos municipais, entre outros representantes da sociedade civil, além das agendas com o legislativo. Também mencionou as oficinas comunitárias que serão realizadas nas administrações regionais a partir de 15 de julho, sempre às terças e quintas, até 21 de agosto.
Com o G-11, também está programada uma oficina estratégica para leitura dos desafios preliminares e outros que possam ser identificamos durante as discussões. Antes disso, o comitê técnico do G-11 vai preparar uma análise inicial para embasar o encontro. “Cada entidade designou um ou dois profissionais para contribuir no trabalho coletivo de discutir como Curitiba vai avançar em projetos estruturantes para o futuro”, esclareceu João Carlos Perussolo, coordenador do G-11 e interlocutor do grupo, para estabelecer o cronograma de acompanhamento das oficinas e reuniões de acompanhamento da revisão do Plano Diretor.