Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trânsito

Prefeitura realiza evento do Maio Amarelo no Bosque da Fazendinha

Dentro das atividades do Maio Amarelo em 2016, a Prefeitura apresenta neste domingo (22), às 10 horas, no Bosque da Fazendinha, a logomarca que passará a identificar a Escola Pública de Trânsito da Secretária Municipal de Trânsito, criada em setembro de 2015 e que tem como principal objetivo promover a educação no trânsito por meio de realização cursos e capacitações para condutores de todos os modais – motoristas de ônibus, do transporte escolar, taxistas, motociclistas e ciclistas –, além de estudantes da rede de ensino pública e particular. Ilustração: Divulgação

“Seja +1 por um trânsito mais humano” é um dos motes utilizados na campanha deste ano do movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida. A campanha tem apoio da Prefeitura de Curitiba, que participa durante todo o ano com ações de educação no trânsito e com a implantação de medidas preventivas e de proteção a todos os públicos que se relacionam ao trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Dentro das atividades do Maio Amarelo em 2016, a Prefeitura apresenta neste domingo (22), às 10 horas, no Bosque da Fazendinha, a logomarca que passará a identificar a Escola Pública de Trânsito da Secretária Municipal de Trânsito, criada em setembro de 2015 e que tem como principal objetivo promover a educação no trânsito por meio de realização cursos e capacitações para condutores de todos os modais – motoristas de ônibus, do transporte escolar, taxistas, motociclistas e ciclistas –, além de estudantes da rede de ensino pública e particular.

O evento contará com a presença do prefeito Gustavo Fruet, autoridades municipais e da deputada federal Christiane Yared. Os participantes irão falar sobre a importância do trabalho de conscientização por um trânsito mais seguro e humano, com o objetivo de reduzir as mortes provocadas no trânsito.

Na mesma ocasião será lançada a campanha civil As Mina no Trânsito, apoiada pelas secretarias municipais de Trânsito e da Mulher. Elaborada por um grupo de amigos depois de um acidente nas ruas da cidade, a campanha tem o objetivo de combater o desrespeito às mulheres no trânsito, apontando algumas situações desagradáveis às quais elas são expostas nas ruas da cidade, como assédio, violência psicológica, agressão verbal e, em alguns casos, até a violência física.

Os organizadores afirmam que a ideia é mostrar às mulheres que convivem com o trânsito na cidade que não estão sozinhas. “É um direito delas transitar em segurança em qualquer lugar, por qualquer meio de transporte, a pé, de bicicleta, moto ou carro. Vale lembrar que o projeto não é exclusivo para as mulheres; afinal, o trânsito é de todos!”, reforça o folheto que será distribuído durante o evento pelo Maio Amarelo.

Entre as diversas ações que a atual gestão da Prefeitura implantou para reduzir o números de acidentes em Curitiba está a criação da Via Calma, com ciclofaixas preferenciais para ciclistas e velocidade máxima de 30km/h – a primeira foi implantada na Av. Sete de Setembro e, em breve, entrará em operação a da Av. João Gualberto/Av. Paraná; da Área Calma, perímetro na região da central da cidade onde a velocidade máxima é de 40km/h; e do semáforo inteligente para pessoas com mobilidade reduzida, que permite que o sinal para pedestres fique aberto até 50% a mais do tempo depois de ser acionado pelo cartão de isento do transporte coletivo.

A Prefeitura também participa, desde 2010, do projeto Vida No Trânsito, uma ação mundial que tem como meta diminuir os números de mortes no trânsito das cidades participantes em 50% em dez anos (até 2020). Organizado pelas secretarias municipais de Saúde e de Trânsito e realizado em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais e com entidades da sociedade civil, o projeto faz análises dos acidentes com vítimas fatais ocorridos em Curitiba, levantando os principais fatores e condutas de risco. Em cinco anos de projeto, Curitiba já se aproxima da meta de redução, com uma queda de 40% no número de mortes no trânsito da cidade (de 310 em 2011 para 184 em 2015).

Maio Amarelo – Lançamento da logomarca da EPTran e da campanha As Mina no Trânsito

Local: Bosque da Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.238.

Data: Domingo, 22 de maio

Horário: a partir das 10 horas.