A Prefeitura de Curitiba publicou na quinta-feira (22/5) o edital da Concorrência Eletrônica nº 001/2025-SMOP/OPP-NDB, que prevê a contratação de empresa ou consórcio para executar as obras do Lote 2.3 do projeto de requalificação do eixo estrutural do BRT Leste/Oeste. O valor máximo estimado é de R$ 45,58 milhões. A abertura das propostas será no dia 24 de junho de 2025, pela plataforma e-Compras da Prefeitura (www.e-compras.curitiba.pr.gov.br).
O trecho contemplado no edital abrange a canaleta exclusiva da Avenida Sete de Setembro, desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Mariano Torres, no Centro, e segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até as imediações da Rua Zeila Moura dos Santos, no Cristo Rei. O pacote inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.
Entre os principais serviços previstos estão a execução de pavimento de concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas com fresa e recape, melhorias nas calçadas com aplicação de piso tátil e rampas de acessibilidade, instalação de travessias elevadas para pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias ou ciclorrotas e adequações no sistema de drenagem. Haverá ainda obras de paisagismo, novos mobiliários urbanos e melhorias na sinalização semafórica, vertical e horizontal.
As intervenções vão viabilizar ultrapassagens de ônibus em alguns pontos e a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste. Estão previstas ações como o desalinhamento das estações na Eufrásio Correia, a ampliação da estação Rodoferroviária e o alargamento da pista exclusiva do BRT em frente à estação Mariano Torres.
BRT Leste/Oeste
O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões. Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte.
Além de melhorar o tempo de viagem, o projeto irá contribuir para a redução das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, com estímulo ao uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.
Para o coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira, a publicação do edital representa um avanço importante no cronograma de requalificação do eixo Leste/Oeste. “Trata-se de uma área emblemática do transporte coletivo de Curitiba, com grande circulação de passageiros e importância estratégica para a integração com o eixo Boqueirão, que segue pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. A obra vai nos permitir entregar um sistema mais eficiente, seguro, acessível e preparado para os desafios da mobilidade do futuro”, destaca.