A Prefeitura de Curitiba em parceria com a Coordenação Estadual de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) promoveu neste sábado (13) o curso de Formação para Conselheiros Comunitários de Segurança. O curso é desenvolvido em formato de mesa de diálogo e troca de informações entre os órgãos públicos e os representantes dos conselhos.
O curso é direcionado a lideranças e aos integrantes dos aproximadamente 40 Consegs atuantes em Curitiba, bem como aos interessados em implantar ou reativar conselhos nos bairros da cidade. O principal objetivo é colaborar com as ações preventivas à violência em âmbito municipal, em seus bairros de abrangência.
O curso é uma iniciativa do GGI e do Instituto Municipal da Administração Pública (Imap), com o apoio das secretarias municipais da Mulher e da Saúde, através do departamento de Políticas Sobre Drogas e da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Igualdade Racial do Gabinete do Prefeito. Também conta com o apoio da Coordenação Estadual de Consegs da Secretaria de Estado da Segurança Pública e tem por propósito fortalecer o papel dos conselhos na cidade, incentivando a participação social cada vez mais qualificada na promoção das políticas públicas essenciais.
Entre os módulos do curso estão Os Consegs e a Cidade, Segurança Cidadã, Proteção à Mulher, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Portal dos Conselhos. Os participantes receberão certificados emitidos pelo Imap.