Vinte e oito estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na 12ª Jornada de Resolução de Problemas de Matemática (JRPM) foram premiados na tarde desta quarta-feira (21/11), em cerimônia realizada no Salão de Atos do Parque Barigui. Todos receberam medalhas, certificados, livros e uma viagem de estudo para Morretes, no litoral do Paraná. Eles conquistaram as posições de primeiro a terceiro lugar nas turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental da rede curitibana.Os professores de Matemática dos estudantes também foram premiados
Organizada pela Secretaria Municipal da Educação, a jornada aconteceu entre junho e agosto para incentivar o estudo da Matemática e teve a participação de 76.463 estudantes de 182 escolas municipais.
Victor Luis Deris, 7 anos, estudante da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, no CIC, ficou em 1º lugar na categoria 2º ano e comemorou junto aos pais, o conferente Marcelo Deris e a lactarista Paula Deris, a homenagem pública recebida. “Eu gosto de Matemática e o meu segredo para acertar tudo é estudar bastante”, disse Victor.
Para Julie Rebeca de Freitas, 7 anos, da Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, no Cajuru, o segundo lugar foi uma conquista importante. “Gosto de estudar matemática desde pequena e aprendo muito com a professora e com o meu pai”, contou a estudante.
Outros doze estudantes com boas classificações também foram contemplados com a viagem para Morretes, que acontecerá na próxima sexta-feira (23/11), na companhia dos professores de Matemática. Foram duas etapas de provas, a primeira em julho e a segunda em agosto, quando os estudantes precisaram resolver problemas envolvendo lógica, geometria, medidas, estatística entre outros temas.
A realização da jornada busca desenvolver habilidades matemáticas nos estudantes, além de promover inclusão social, cultural, científica e tecnológica por meio da Resolução de Problemas. Neste ano, pela primeira vez, todas as escolas aderiram ao movimento. “É uma grande ação que movimenta toda a Rede Municipal de Ensino e por isso hoje é um dia de comemoração”, disse o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira,
“Nossos estudantes comprovam com seus desempenhos como é produtiva a integração entre família e escola, além do comprometimento de toda a equipe do Departamento de Ensino Fundamental e dos núcleos regionais de educação”, completou Oliveira.
Problemas abertos
A segunda etapa da jornada teve a participação de 2.524 estudantes que responderam provas com maior grau de dificuldade e exigência nas questões. Foram aplicados problemas abertos, exigindo resolução e explicação detalhada dos estudantes.
Para a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampieri, a importância da a jornada alcança mais objetivos, além de oferecer a possibilidade de concentrar as atividades para desenvolver competências e habilidades na área. “Dominar os conceitos da matemática permite uma vida com melhor qualidade, com mais discernimento e senso crítico”, disse Simone.
O foco da avaliação é a resolução de problemas matemáticos, que, segundo a gerente de currículo, da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan, “favorece o desenvolvimento de outras habilidades, como criatividade, protagonismo e a participação mais ativa e consciente do estudante no meio social”. A participação crescente de professores e estudantes no movimento, segundo Luciana, tem rendido bons resultados para a rede.
No início do mês, a Secretaria Municipal da Educação foi premiada por ter atingido na edição de 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a melhor média do Paraná, nos anos finais ensino fundamental (de 6º ao 9º ano). Criada para estimular o estudo da Matemática entre estudantes e professores de todo o país, a OBMP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.