Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Prefeitura premia os melhores da 12ª Jornada de Matemática

Homenagem com entrega de medalhas para estudantes com melhor desempenho na 12ª Jornada de Resolução de Problemas de Matemática.Na imagem, a aluna Jullie de Freitas. Curitiba, 21/11/2018 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Vinte e oito estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na 12ª Jornada de Resolução de Problemas de Matemática (JRPM) foram premiados na tarde desta quarta-feira (21/11), em cerimônia realizada no Salão de Atos do Parque Barigui. Todos receberam medalhas, certificados, livros e uma viagem de estudo para Morretes, no litoral do Paraná. Eles conquistaram as posições de primeiro a terceiro lugar nas turmas do 2º ao 9º ano do ensino fundamental da rede curitibana.Os professores de Matemática dos estudantes também foram premiados

Organizada pela Secretaria Municipal da Educação, a jornada aconteceu entre junho e agosto para incentivar o estudo da Matemática e teve a participação de 76.463 estudantes de 182 escolas municipais. 

Victor Luis Deris, 7 anos, estudante da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, no CIC, ficou em 1º lugar na categoria 2º ano e comemorou junto aos pais, o conferente Marcelo Deris e a lactarista Paula Deris, a homenagem pública recebida. “Eu gosto de Matemática e o meu segredo para acertar tudo é estudar bastante”, disse Victor.

Para Julie Rebeca de Freitas, 7 anos, da Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, no Cajuru, o segundo lugar foi uma conquista importante. “Gosto de estudar matemática desde pequena e aprendo muito com a professora e com o meu pai”, contou a estudante.

Outros doze estudantes com boas classificações também foram contemplados com a viagem para Morretes, que acontecerá na próxima sexta-feira (23/11), na companhia dos professores de Matemática.  Foram duas etapas de provas, a primeira em julho e a segunda em agosto, quando os estudantes precisaram resolver problemas envolvendo lógica, geometria, medidas, estatística entre outros temas.

A realização da jornada busca desenvolver habilidades matemáticas nos estudantes, além de promover inclusão social, cultural, científica e tecnológica por meio da Resolução de Problemas. Neste ano, pela primeira vez, todas as escolas aderiram ao movimento. “É uma grande ação que movimenta toda a Rede Municipal de Ensino e por isso hoje é um dia de comemoração”, disse o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira,

“Nossos estudantes comprovam com seus desempenhos como é produtiva a integração entre família e escola, além do comprometimento de toda a equipe do Departamento de Ensino Fundamental e dos núcleos regionais de educação”, completou Oliveira.

Problemas abertos

A segunda etapa da jornada teve a participação de 2.524 estudantes que responderam provas com maior grau de dificuldade e exigência nas questões. Foram aplicados problemas abertos, exigindo resolução e explicação detalhada dos estudantes.

Para a diretora do departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampieri, a importância da a jornada alcança mais objetivos, além de oferecer a possibilidade de concentrar as atividades para desenvolver competências e habilidades na área. “Dominar os conceitos da matemática permite uma vida com melhor qualidade, com mais discernimento e senso crítico”, disse Simone.

O foco da avaliação é a resolução de problemas matemáticos, que, segundo a gerente de currículo, da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan, “favorece o desenvolvimento de outras habilidades, como criatividade, protagonismo e a participação mais ativa e consciente do estudante no meio social”. A participação crescente de professores e estudantes no movimento, segundo Luciana, tem rendido bons resultados para a rede.

No início do mês, a Secretaria Municipal da Educação foi premiada por ter atingido na edição de 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a melhor média do Paraná, nos anos finais ensino fundamental (de 6º ao 9º ano). Criada para estimular o estudo da Matemática entre estudantes e professores de todo o país, a OBMP é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.