Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba autuaram, nesta sexta-feira (14), cinco pessoas por depositar lixo numa área de fundo de vale, no bairro Boa Vista. A secretaria multará o proprietário do terreno em R$ 13 mil. Cada uma das cinco pessoas recebeu multa de R$ 150. A ação dos fiscais foi acompanhada pela Guarda Municipal e por uma equipe da limpeza pública do Município.
O terreno, que fica nos fundos de um condomínio na rua Nossa Senhora de Nazaré, vinha sendo usado como depósito de resíduos. Pela legislação ambiental, a área é considerada de Preservação Permanente. Segundo moradores, o lugar é alugado há mais de dois anos para famílias de coletores informais. "O proprietário é o maior responsável pela situação e crimes ambientais como este serão punidos com rigor pelo município", diz o superintende de Controle Ambiental da Prefeitura, Mário Sérgio Rasera.
No local, às margens de um dos afluentes do rio Bacacheri, os fiscais encontraram latas de tinta, plásticos, garrafas, papel e até pneus. Além das multas, os ocupantes e o proprietário foram notificados a interromper o depósito de lixo e a providenciar, imediatamente, a limpeza do imóvel. "A área é particular e a responsabilidade é exclusivamente do proprietário e dos ocupantes", alerta o superintendente.
Parte do material que estava dentro e nas margens do córrego começou a ser coletada por equipes da limpeza pública da Prefeitura. Os fiscais estimam que deve ser retirado do leito do rio o equivalente a um caminhão de lixo.