Depois de criteriosamente estudados pelo Comitê de Análise de Acidentes Fatais do Projeto Vida no Trânsito, os dados sobre acidentes em Curitiba são compartilhados com diversas áreas para subsidiar uma série de medidas destinadas a reduzir as mortes no trânsito.
A secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, ressalta que apenas em 2015 a Prefeitura investiu mais de R$ 22 milhões em obras, serviços, campanhas e outras ações voltadas para o trânsito, nas áreas de engenharia, educação e fiscalização.
O Projeto Vida no Trânsito envolve quatro comissões: de Educação, Engenharia, Fiscalização e Informações. Elas atuam de forma intersetorial, com a participação do setor público municipal, estadual e federal, de universidades e entidades da sociedade civil organizada. O trabalho dessas comissões trouxe uma série de avanços para a cidade, que contribuem para a contínua redução do número de mortes no trânsito.
MEDIDAS TOMADAS COM BASE NAS ANÁLISES DE DADOS DO VIDA NO TRÂNSITO EM 2015
Educação para o Trânsito
1.521 ações educativas na rede pública para jovens e crianças. 44.804 pessoas atingidas.
18 mil pessoas atingidas com ações na Área Calma.
900 ações na Escola Pública de Trânsito, atingindo um público de 48.038 pessoas.
Total de pessoas atingidas: 110.842
Engenharia
- Implantação de 202 mil metros quadrados de sinalização horizontal e vertical
- Implantação de faixas exclusivas nas ruas Desembargador Westphalen e Marechal Deodoro
- Implantação das ciclorrotas Portão-PUC, Vila Verde e Vila Nossa Senhora da Luz
- Revitalização dos ramais cicloviários São Lourenço-Centro Cívico e Centro Cívico-Rebouças
- Implantação ou substituição de 13.510 placas de trânsito, além de manutenção em 10.076 placas
- Implantação de 13.420 tachas, tachões e calotas e 142 protetores para pedestres
- Adquiridos e implantados 500 novos paraciclos
- 15 novos jogos de semáforos
- 158 novos grupos focais (semáforos para pedestre)
- Implantação de semáforos para pessoas com mobilidade reduzida em 31 cruzamentos da cidade
- Implantação de no-breaks fixos em 30 cruzamentos, além de cinco equipamentos móveis
- Implantação de 22 lombadas físicas e 4 travessias elevadas
Área Calma
O relatório do Vida no Trânsito 2015 mostra que houve uma morte por acidente de trânsito no perímetro da Área Calma, contra seis no ano anterior. Dados do Corpo de Bombeiros divulgados pela imprensa em janeiro mostraram uma redução significativa no número de atropelamentos na região central de Curitiba. Foram registradas 11 ocorrências entre janeiro de 2015 e janeiro deste ano, contra 39 no trimestre anterior e 40 no mesmo período de 2015.
O comitê do Vida no Trânsito lembra que a redução do limite de velocidade para 40 km/hora entrou em vigor no dia 16 de novembro e, portanto, será necessário um tempo maior para uma análise mais aprofundada dos efeitos da medida.
Os primeiros dados sobre autuações indicam que os motoristas vão se habituando ao novo limite. A média de autuações por dia caiu de 547 em dezembro para 483 em março, mesmo com o aumento no fluxo de veículos. O percentual de veículos autuados caiu de 0,17% do total para 0,15%. Em torno de 95% das autuações são por desrespeito ao limite de velocidade.